Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 29 de Janeiro de 2010 às 18:26
Por: Flávia Porfirio

    Imprimir


O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Transporte de Valores, Curso de Formação e Segurança Eletrônica do Estado de Mato Grosso (Sindesp-MT) junto com o Sindicato dos Empregados das Empresas de Segurança firmaram uma parceria que visa a qualificação e a capacitação dos funcionários que trabalham em empresas de Segurança Eletrônica  e Monitoramento de Alarmes.

Esta parceria faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011, de n˚ 016/2010, que entrou em vigor desde o dia 1˚ de janeiro deste ano. O objetivo da parceria é oferecer qualidade e redução de riscos inerentes ao trabalho desenvolvido pelos montadores e instaladores. Com isso, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DREC) do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva e os Sindicatos estão elaborando um curso para o setor.

Segundo Marcos Vinícius Taques, diretor da DREC, o plano do curso está sendo formatado. “As aulas serão ministradas por professores da Instituição e também funcionários com formação especializada das empresas de segurança”, disse. 

O curso de extensão terá duração de 200 horas/aulas. As aulas teóricas acontecerão de segunda a sexta e aulas práticas aos sábados. De acordo com Marcos André da Silva, Coordenador de Extensão do Campus, cada turma terão 20 alunos. A previsão é de que pelo menos 450 pessoas sejam qualificadas. Com relação ao laboratório, Marcos André afirma que serão investidos R$ 80 mil em equipamentos modernos, que serão adquiridos pelas empresas do setor junto com o sindicato da categoria.

“O laboratório além de atender os alunos do curso de extensão, também serão utilizados para os cursos de Eletroeletrônica e Automação Industrial”, afirma Marcos André que o certificado será chancelado pelo IFMT Campus Cuiabá e as aulas deverão iniciar na segunda quinzena de fevereiro.

Para o atual presidente do Sindesp/MT, Maurício Alves, esta é uma forma das empresas que trabalham com sistemas de segurança e monitoramento, qualificar seus técnicos, montadores e monitores, além do mais, proporcionarem a legalização das micro e pequenas empresas espalhadas no Estado. “Só em Mato Grosso são 85 empresas voltada a este segmento, muitas não possuem profissionais qualificados. Vejo este momento, uma grande chance da qualificação da mão de obra e também da regularização profissional”, comemora.

O Diretor Geral “Pro-Tempre” do IFMT Campus Cuiabá, Ali Veggi Atala, vê esta parceria como mais uma forma de reconhecimento do ensino do Instituto e uma forma de aproximar a sociedade à escola. “O IFMT é uma Instituição consolidada e tradicional no ensino técnico. Esta é mais uma forma de contribuirmos com o conhecimento e com o mercado de trabalho”, acredita Ali. 

Sanções

As empresas que não cumprirem com a determinação estabelecida na Convenção estão  sujeitas a multa no valor de 20 pisos salariais (com base salarial da categoria) por funcionário, o que equivalente a R$ 13 mil. Deste valor, será revertido 70% ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá, que será destinado para compra de equipamentos de laboratórios técnicos, materiais didáticos, remuneração do corpo docente e custeio administrativo e 30% será encaminhado para o Sindicato Laboral para custeio da Coordenação e acompanhamento dos cursos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144334/visualizar/