Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 15 de Janeiro de 2010 às 09:07
Por: Francis Amorim

    Imprimir


Durante visita à cidade de Barra do Garças para a 2ª Sala de Situação da Dengue realizada em Mato Grosso, o coordenador da Vigilância Ambiental de Saúde do Estado, Oberdan Ferreira Lira, alertou a população para uma mudança radical de hábitos para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Segundo ele, para se combater a doença será preciso que as pessoas mudem seu comportamento doméstico.

Durante os últimos três dias, o coordenador acompanhou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, Escritório Regional de Saúde e Ministério Público Estadual em Barra do Garças, para o combate do Aedes aegypti.

Segundo Oberdan, o trabalho tem conseguido resultados, porém alguns bairros, como o setor central, Santo Antônio e Pitaluga, precisam de ações mais efetivas. Hoje, a situação em Barra do Garças é considerada crítica, com o registro de mais de 2,9 casos.

Além de visitar os bairros, o coordenador participou no anfiteatro Fernando Peres de Farias, da 2ª Sala de Situação da Dengue, a primeira no interior do estado. Na oportunidade, Oberdan se reuniu com autoridades locais e fez uma ampla explanação do trabalho que vem sendo feito em Mato Grosso e mostrou que situação é extremamente preocupante e que as ações precisam ser implementadas.

“Mas, para isso, é importante a participação da população. Ela tem que se engajar, mudar seu comportamento e adotar hábitos que possam evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O combate ao Aedes aegypti só será eficaz com a limpeza correta de sua casa, dos quintais e cuidados com terrenos próximos”, disse. Oberdan disse ter ficado impressionado com o grau de infestação no centro da cidade. “As atividades estão corretas, só que a população tem que participar”, reforçou. Oberdan Ferreira Lira descartou a vinda do carro fumacê para Barra do Garças. Segundo ele, esse trabalho será feito por agentes de saúde com bombas costais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/145928/visualizar/