Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 13 de Janeiro de 2010 às 16:55
Por: Lygia Lima

    Imprimir


Capacitar representantes de associações e organizações indígenas de Mato Grosso para que eles possam elaborar e concorrer em editais governamentais de modo a contribuir com a melhoria de vida das comunidades e o fortalecimento do movimento e das organizações indígenas. Este é o objetivo do Curso de Formação de Gestores Indígenas que é realizado pela Faculdade Indígena Intercultural da Unemat, por meio de uma parceria viabilizada pelo Instituto Maiwu e apoio da Funasa, Seduc, Funai Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI) e financiamento do Ministério do Meio Ambiente.

O curso começou a ser ministrado no dia 11 de janeiro deste ano e tem previsão de encerramento em julho de 2011. Ao todo 30 representantes indígenas indicados pelas associações participam do curso. Segundo o coordenador da Faculdade Indígena Intercultural, professor Dr. Elias Januário, ao todo serão 400 horas de capacitação divididos em cinco módulos que acontecem em janeiro, março e julho de 2010 e em janeiro e julho de 2011.

“Nós percebemos que as associações e organizações indígenas acabam não apresentando projetos e concorrendo aos diversos editais abertos pelos governos estadual e federal, porque eles encontram dificuldades em elaborar e vencer as dificuldades burocráticas”, explica Elias Januário. O curso pretende preparar os indígenas para que eles concorram e apresentem projetos que possam reverter em benefícios às aldeias e aos povos indígenas. Ao todo, 27 povos indígenas de Mato Grosso estão representados no curso.

O professor Elias lembra que a Unemat é a entidade que dá o suporte para a realização dos módulos, que têm duração de duas semanas cada, e é a certificadora do curso. O mesmo curso de Formação de Gestores Indígenas já foi realizado em outros estados da Região Norte do Brasil como Acre e Amazonas, e agora está contemplando os povos indígenas de Mato Grosso.

FACULDADE INDÍGENA

 

Também nesta semana a Faculdade Indígena Intercultural retomou as atividades no campus da Unemat em Barra do Bugres, com as aulas dos cursos de graduação e também da pós-graduação lato sensu. As aulas da etapa presencial do curso seguem até o dia 05 de fevereiro.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146122/visualizar/