Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 11 de Janeiro de 2010 às 08:29

    Imprimir


O ano de 2010 foi escolhido na 40ª Conferência sobre saúde pulmonar, como o ano do pulmão. A ideia é promover discussões, difundir o conhecimento, mostrar as formas de prevenção e os cuidados com as doenças associadas a esse órgão. As primeiras ações devem começar este mês e terão caráter internacional.

De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Roberto Stirbulov, o ano do pulmão será um momento de trocar experiências com profissionais da área, buscar a redução dos índices às doenças provocadas no pulmão e fazer alerta aos tratamentos que ajudem no controle de doenças genéticas, como a asma.

"Vamos trocar experiências, aumentando o conhecimento da população e da classe médica quanto às informações das doenças pulmonares. A ideia, também, é orientar a população sobre o controle das doenças hereditárias, como asma, bronquite e seus respectivos tratamentos".

Para alcançar bons resultados, as campanhas informativas deverão superar limites sócio-econômicos, como por exemplo, no caso da tuberculose. De acordo com informações do Ministério da Saúde, determinados grupos sociais (camadas mais pobres da população) desenvolvem maior vulnerabilidade a esta doença.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, a doença mata, no mundo, uma pessoa a cada 20 segundos foram 1,8 milhões de vítimas no ano de 2007.

De acordo com o vice-presidente da SBPT, 1/3 da população brasileira é fumante. O médico ainda explica que o tabagismo, diferente do que a maioria da sociedade interpreta é, de fato, uma doença e precisa de tratamento. Para tanto, é importante esclarecer ou reforçar aos fumantes os males do cigarro e oferecer acompanhamento médico com tratamento aos que desejaram se tratar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146394/visualizar/