Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Janeiro de 2010 às 18:14
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


   Sete mil candidatos devem disputar neste domingo (10) as 300 bolsas universitárias disponibilizadas pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com instituições de ensino superior. O anúncio foi feito nesta quarta (6), pelo prefeito Wilson Santos, em coletiva no Memorial das Águas.

   Os aprovados serão matriculados nas universidades particulares da Capital, dentre elas Unic, Fauc, UniRondon e Afirmativo. Esta é a segunda vez que a prefeitura promove o programa. Os alunos que já cursam faculdade a partir do Crédito Educacional Municipal (C.E.M) serão rematriculados automaticamente.

   Ao todo, oito instituições participam do programa, com 302 vagas para 35 cursos. Atualmente, três estudantes carentes cursam medicina na Unic. "Na primeira etapa do Bolsa Universitária, em 2009, concedemos 500 bolsas, agora mais 300. A prefeitura abre assim preciosa oportunidade para que os estudantes carentes tenham acesso à universidade”, disse o tucano.

   Na presença de estudantes, Santos explicou que apenas os estudantes que moram há cinco anos em Cuiabá podem participar do programa. A renda familiar não pode ultrapassar R$ 2,5 mil, o equivalente a cinco salários mínimos. “O aluno que reprovar também perde o benefício e só pode continuar no curso se pagar por conta própria a faculdade”. Após ter quitadas as mensalidade pelo programa, os estudantes têm que cumprir 400 horas de atividades como forma de contrapartida. Eles podem atuar como monitores em projetos de escolas de tempo integral, nas ações sócio-educativas dos órgãos responsáveis por políticas sociais, ou prestar serviço em conformidade com as orientações da prefeitura.

   Em 15 de janeiro, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso vai divulgar a lista dos candidatos inscritos no programa e dos classificados na 1ª fase do processo seletivo (provas objetivas). A relação final dos aprovados será divulgada em 22 de janeiro. Na mesma data, será feita a convocação para a matrícula, que precisa ser efetivada na instituição de ensino. Outras informações: www.creditoeducacionalmunicipal.com.br





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146833/visualizar/