Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 04 de Janeiro de 2010 às 08:53
Por: Renata Cafardo, Elida Oliveira

    Imprimir


O primeiro dia da segunda fase da Fuvest teve ontem o maior índice de faltas da década. Mais de 2,6 mil dos 35.273 candidatos deixaram de fazer as provas de português e redação. O índice de abstenção ficou em 7,1%. Nos últimos dez anos, a variação foi de 4,4% a 6,9%.

Segundo a Fuvest, um dos motivos pode ter sido a proximidade da data da prova com 1º de janeiro. Como em 2011 o feriado cairá ainda mais perto do primeiro domingo do ano, a Fuvest estuda fazer a segunda fase apenas a partir da segunda-feira. "Não podemos mudar para o segundo fim de semana de janeiro porque coincidiria com a Unicamp, que normalmente faz nesta data", diz o coordenador de comunicação do vestibular, José Coelho Sobrinho.

O feriado pode ter feito com que principalmente treineiros - estudantes que ainda não terminaram o ensino médio - deixassem de voltar de viagem para fazer a prova. Neste ano, 2.380 treineiros participaram do exame. A última vez que a Fuvest tinha sido realizada tão perto de 1º de janeiro foi em 2004, quando a abstenção ficou em 4,56%.

No câmpus Paraíso da Universidade Paulista (Unip), Marcos Broge Ciardullo, de 17 anos, foi o único a chegar atrasado. Treineiro da área de biológicas, ele foi passar o réveillon em Paraty e não conseguiu voltar a tempo. "Saímos de lá sexta-feira de noite, mas tivemos que parar no meio do caminho porque a estrada estava bloqueada", contou a mãe dele, Fabíola Ciardullo. Giovana Rebellato, de 19 anos, candidata a Medicina Veterinária, enfrentou o trânsito na volta do feriado. "Fiquei cinco horas na estrada." Ela conseguiu fazer a prova.

Maitê Casacchi, de 30 anos, candidata a uma vaga em Letras, foi fazer o exame com a mochila da viagem. "Fui para o interior e o carro quebrou. Tive que vir de ônibus enquanto um amigo providenciava o guincho. Achei que não fosse dar tempo."

Outra razão para as faltas pode ter sido a realização da prova em outras capitais. Em São Paulo, as universidades públicas têm calendário conjunto. Em Belo Horizonte, a abstenção foi de 46,81%. A segunda fase da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começa hoje.

Segundo professores, as ausências não necessariamente deixam o vestibular menos concorrido. "Depende do nível dos candidatos que apareceram. Pode ser que quem não foi desistiu porque achava que não tinha chance", disse Cristiane Bastos, do Cursinho da Poli.

A segunda fase da Fuvest vai até amanhã. Neste ano, serão cobradas todas as disciplinas do ensino médio, prova que ocorrerá hoje, com 20 questões. Amanhã haverá 12 questões de áreas relacionadas ao curso escolhido. A Fuvest oferece 10.812 vagas na Universidade de São Paulo (USP), Santa Casa e Academia de Polícia Militar do Barro Branco.


PRÓXIMOS DIAS

Hoje: 20 questões de todas as disciplinas do ensino médio, exceto português: história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês

Amanhã: 12 questões de duas ou três disciplinas
(6 ou 4 de cada), de acordo
com a carreira escolhida

Horários: A abertura dos portões é sempre às 12h30 e a prova começa às 13 horas

Aprovados: Lista sai em 4/2




Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/147139/visualizar/