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Educação/Vestibular
Sábado - 02 de Janeiro de 2010 às 19:06
Por: Sergio Luiz Fernandes

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Uma das ações de maior destaque da Superintendência de Educação Básica (Sueb), da Secretaria de Estado de Educação, em 2009, foi a continuidade do processo de elaboração das Orientações Curriculares. Pela primeira vez em sua história, a Educação de Mato Grosso terá suas próprias orientações curriculares.

A primeira etapa do trabalho foi concluída no primeiro semestre deste ano, quando foram entregues nas escolas os cadernos das Orientações Curriculares para os Ensinos Fundamental e Médio (três para cada unidade escolar). Os cadernos correspondentes às áreas do conhecimento já estão na Imprensa Oficial do Estado para impressão e devem ficar prontos no início de 2010.

Conforme a superintendente de Educação Básica, Aidê Fátima de Campos, a entrega dos cadernos nas escolas não representa o final do processo de elaboração. O material está em forma de brochura e só deve ser impresso em sua forma final (livros) após um processo de discussão, que será realizado provavelmente no primeiro semestre do ano que vem. Esta discussão ocorrerá primeiramente nas escolas. Depois, nos 15 pólos dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros).

As orientações curriculares que estão sendo construídas procuram levar às escolas a concepção de educação que deve nortear as políticas educacionais pretendidas para o Estado, dentro de parâmetros estabelecidos pelas diretrizes nacionais.

Abaixo, uma síntese das ações desenvolvidas pelas quatro coordenadorias e 11 gerências da Sueb em 2009:

• Construção das Orientações Curriculares para a Educação Básica e Modalidades (indígena, Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Diversidade e Educação Especial)
• Realização de 11 encontros em pólos, com coordenadores pedagógicos das escolas e formadores dos Cefapros, para fortalecer o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, com foco no ciclo de formação humana;
• Estudo e definição da política pedagógica para a Educação no Sistema Prisional e Sistema Sócioeducativo;
• Expansão do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional/Proeja;
• Aquisição de equipamentos, mobiliários e acervo bibliográfico para 92 escolas de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional/ Proeja, beneficiando 18.820 alunos;
• Aquisição de acervo bibliográfico para 700 Escolas Estaduais;
• Implantação do Programa Projovem Campo.
• Implantação e Implementação de 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) no Estado;






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