Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Dezembro de 2009 às 11:28
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


Um convênio do governo estadual com o Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE), vai resultar na ampliação de seis escolas técnicas e na construção de mais 11. As unidades vão atender quatro regiões-pólos mato-grossenses. Estão sendo investidos R$ 84 milhões, revela o secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, a 15 dias de deixar o cargo para concorrer a deputado federal nas urnas de 2010. As obras começam no início do próximo ano. As unidades devem ser concluídas até março, um mês antes de vencer o prazo de proibição de lançamento e de inauguração de obras por causa das eleições. A Lei Complementar 374 formalizou as unidades que já existem, os antigos Ceprotecs. “Estes prédios serão reformados e ampliados e, juntamente com as novas escolas, atenderão, ao todo, acima de 35 mil alunos por ano”, destaca Daltro.

Os Ceprotecs agora passam a ser denominados de Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Essas unidades já funcionam em Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Foram criados também dois centros vocacionais, que vão funcionar em Cáceres e Chapada dos Guimarães.

As novas escolas serão construídas em 11 municípios. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Primavera do Leste, Poxoréu e Sorriso. Cada uma vai oferecer mais de 30 cursos, entre eles os de técnico agrícola, técnico em meio ambiente, técnico florestal, mecânico agrícola, pecuarista, informática e de armazenagem de grãos.

Está previsto concurso público para o provimento das 79 vagas criadas com aval da Assembleia Legislativa. O secretário Daltro observa, porém, que pode haver mais de um certame, caso as vagas criadas não sejam suficientes para atender a todas as necessidades das unidades. Os cargos previstos são para diretores, coordenadores de desenvolvimento educacional e de integração escola e comunidade, assessores técnicos, assistentes e gerentes de apoio pedagógico.

"O convênio firmado é resultado de um empenho de três anos do governo Blairo Maggi (PR) para fortalecer a educação tecnológica de forma que os interessados em áreas que envolvem tecnologia não necessitem mais se deslocar a outras regiões, dentro ou fora de Mato Grosso, para aprender", observa o secretário. Para ele, colocar a educação tecnológica mais perto dos interessados é um meio de incentivar diretamente o crescimento da economia do Estado.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148275/visualizar/