Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 05:50

    Imprimir


Um "poço de licenças" para a produção de medicamentos a baixo custo contra a Aids começará a funcionar em meados de 2010, informou nesta segunda-feira (14) o Unitaid (Fundo das Nações Unidas para a Compra de Medicamentos).

O chamado "patent pool" permitirá produzir medicamentos antirretrovirais de última geração para os países em desenvolvimento, explicou à France Presse o presidente da Unitaid, Philippe Douste Blazy, que qualificou o projeto de "um passo enorme para a humanidade".

A criação deste "poço de licenças" é resultado de negociações com laboratórios farmacêuticos como Gilead, Tibotec (Johnson & Johnson), Merck e Sequoia, destacou Douste Blazy.

As companhias farmacêuticas se comprometeram, de modo voluntário, a abrir suas patentes no "patent pool", que fará a ligação entre os laboratórios e os fabricantes de genéricos para produzir medicamentos a preços baixos e em quantidades combinadas", incluindo as drogas que integram a triterapia contra a Aids, explicou Dousty Blazy.

Este pool de patentes permitirá ainda produzir medicamentos em doses e embalagens especiais para as crianças, que respondem por 10% das necessidades atuais em matéria de tratamento contra a Aids.

Os medicamentos produzidos pelo "pool" serão reservados, exclusivamente, aos países em desenvolvimento, destacou Douste Blazy.

O Unitaid é uma estrutura criada para distribuir os recursos gerados com o imposto sobre as passagens aéreas, aplicado a partir de 2006 para financiar programas de combate à Aids.

O "Patent pool" deve reunir um total de 19 produtos, de nove empresas farmacêuticas.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148557/visualizar/