Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 12 de Dezembro de 2009 às 05:01
Por: Francis Amorim

    Imprimir


Uma denúncia anônima levou a Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Barra do Garças a apreender mais uma grande quantidade de material predatório e pescado neste período da piracema, na região do Vale do Araguaia. A apreensão aconteceu em Nova Xavantina, durante uma operação conjunta com a Polícia Civil e Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Na operação, técnicos da Sema, oito policiais civis e um oficial de justiça do Juvam apreenderam 214 quilos de pescado das espécies filhote, caranha, jaú e pirarucu; 28 galões com anzóis, 19 redes, duas tarrafas, 89 pindas e dois freezers. O pescado e os materiais de pesca estavam numa casa no centro de Nova Xavantina e numa fazenda localizada às margens do rio das Mortes, no município.

Segundo o diretor regional da Sema em Barra do Garças, Cleber Fabiano, com essa apreensão são mais de 400 quilos de pescado e uma grande quantidade de apetrechos ilegais apreendidos na região no período da piracema. “A maioria do pescado apreendido é da espécie filhote, que está em extinção diante da ação do homem. O filhote busca, nesta época do ano, as águas cheias para reproduzir, mas nem o período de defeso está sendo respeitado”.

O período da piracema (época de reprodução dos peixes) começou no dia 5 de novembro e se estende até 28 de fevereiro de 2010. Nesse período, é proibida a pesca, inclusive na modalidade pesque e solte e, também o transporte e a comercialização do pescado proveniente de pesca de subsistência. Nos últimos 15 dias, a Regional da Sema em Barra do Garças percorreu mais de 700 quilômetros nos rios Araguaia, Garças e Mortes para combater a pesca predatória. A fiscalização em todo o Estado está ocorrendo com a participação de policiais e bombeiros militares. (Com assessoria)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148724/visualizar/