Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 09 de Dezembro de 2009 às 12:17
Por: Andréa Haddad e Flávia Borges

    Imprimir


Na tentativa de turbinar a pré-candidatura à Câmara Federal e o apoio da base aliada, o prefeito de Várzea Grande Murilo Domingos (PR) pretende começar em janeiro com uma série de mudanças no primeiro escalão.

Ele sabe que certamente estará no mesmo palanque do PMDB, do deputado estadual Wallace Guimarães, que concorrerá à reeleição. Para contemplar o aliado, que tenta emplacar o nome da esposa Jaqueline Guimarães (PHS) na disputa a deputada federal, Murilo pretende remanejá-la.

Jaqueline, que já militou no DEM até o ano passado, deve assumir por um curto período a Promoção Social, hoje sob o vereador licenciado Wilton Coelho Pereira (PR), o Wiltinho, pré-candidato a deputado estadual.

Prefeito estuda candidatura a federal e fala em choque de gestão em 2010; médica deve deixar Saúde e conduzir a Promoção Social; Wiltinho tende a voltar para Câmara; Jorge Lafetá espera virar secretário de Saúde

Apesar das articulações de bastidores, Jaqueline prefere desconversar sobre seu possível remanejamento. “Não tenho informação alguma sobre isso. Ficarei na Saúde até quando o prefeito quiser”, diz a secretária. Nos bastidores, a conversa é outra. A mudança é tida como certa, assim como o projeto de Murilo à Câmara dos Deputados. Na Promoção Social, Jaqueline ganharia visibilidade, afinal, trata-se de uma pasta que cuida dos programas sociais do segundo maior município mato-grossense e, ao mesmo tempo, evita o desgaste do caos na saúde pública, que vem comprometendo seu projeto de candidatura. Com a mudança, Jaqueline também se fará mais presente nos bairros considerados periféricos do município, que será obrigada a percorrer devido às atribuições da pasta.

Murilo está convicto de que precisa realizar o que costuma chamar de “choque de gestão” e, por isso, fará mudanças substanciais no modelo administrativo do Paço Magalhães, comandado por ele há quase cinco anos. Se por um lado quer passar a imagem de “mudança” de ares nas políticas públicas, de outro o prefeito tenta conter os ânimos das lideranças da base aliada que pressionam por cargos com vistas às eleições de 2010. O prefeito chegou, inclusive, a convidar vereadores republicanos para substituir Wiltinho na Promoção Social, mas todos se posicionaram negativamente ao convite, pois avaliam que podem “abocanhar” pastas “graúdas” em termos orçamentários. O próprio Wiltinho, por exemplo, é o nome mais cotado para assumir a Educação, em substituição ao vice-prefeito Tião da Zaeli. Com mais recursos e consequente poder de “barganha”, ele pode renunciar ao projeto de candidatura a estadual e permanecer por mais tempo no primeiro-escalão.

Se isso ocorrer, o republicano pretende trabalhar para construir um projeto de candidatura mais audacioso em 2012, como de prefeito. Por outro lado, se concorrer a deputado e não obtiver sucesso nas urnas, tem assegurada a cadeira de vereador. Hoje a vaga de Wiltinho é ocupada pelo ex-procurador do município, Charles Caetano (PR). Na secretaria de Saúde, deverá assumir o médico particular de Murilo, o cardiologista Jorge Lafetá, que comanda o Pronto-Socorro.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148967/visualizar/