Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 13:05

    Imprimir


Após reformulação e adiamento, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado neste primeiro fim de semana de dezembro. Dos 4,1 milhões de inscritos, 2,5 milhões compareceram aos dois dias provas. Agora, o que estes participantes podem esperar?

Quando serão divulgadados os resultados do Enem?

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) devem divulgar o desempenho dos alunos do Enem até o dia 5 de fevereiro. Há IES que decidiram manter o uso do exame mesmo com seu adiamento e fecharam acordo com o Inep para ter as provas de seus alunos corrigidas com maior rapidez. É o caso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Como será a nota do Enem?

O desempenho dos alunos será medido separadamente nas cinco áreas de avaliação (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação).

Como o Enem será utilizado para entrada nas universidades?

A partir de 2009, o Enem vale como critério de seleção para ingresso no ensino superior, mas são Instituições de Educação Superior (IES) que decidem se irão usá-lo. A escolha do modo de emprego também cabe a cada IES, e há quatro opções: uso do Enem como fase única; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Quantas IES decidiram utilizar o Enem em 2009?

Segundo informações disponíveis no site do Inep, 541 das 2252 IES brasileiras optaram por aproveitar a nota do Enem em seus processos seletivos para 2010. Destas, 25 são universidades federais. Algumas IES, como a USP e a Unicamp, abriram mão do uso do Enem neste ano após este ter sofrido adiamento. Confira o mapa do uso do novo Enem.

Como funciona o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sisu é o modo de seleção proposto pelo MEC para uso do Enem como entrada no ensino superior. Trata-se de um sistema informatizado, no qual o candidato lança de três a cinco opções de cursos, distribuídos igualmente de três a cinco IES cadastradas para usar o Enem como nota única de seu proceso seletivo.

Uma pessoa que não for bem no Enem 2009 terá a chance de fazer outra prova e melhorar a sua nota?

Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser. Inclusive pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio há alguns anos podem se inscrever.

Há mudanças previstas para o Enem 2010?

Por enquanto, somente foi anunciada a inclusão de prova de língua estrangeira na próxima edição do exame.

O Enem segue como instrumento de aferição da qualidade do ensino médio brasileiro?

Sim, e o MEC/Inep continuará a divulgar os resultados do Enem por escola.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149093/visualizar/