Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 05 de Dezembro de 2009 às 00:09

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) sedia, durante toda esta sexta-feira (04), o Encontro Estadual de Formação da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT). O objetivo é pautar a formação para potencializar a atuação e qualificação dos dirigentes sindicais, além de compor o coletivo de formação.

Pela manhã, o secretário de Formação Sindical da CUT Nacional, José Celestino Lourenço, falou sobre “O Plano Nacional de Formação da CUT e a Formação de Base”. De acordo com ele, é preciso reestruturar a rede de formação da Central. “Os coletivos devem ser nacionais, regionais e locais para contribuírem, de fato, para a política de formação da CUT”, ressaltou. Ele frisou também a importância de garantir a diversidade de categorias neste espaço de formação.

O presidente da CUT/MT, Julio Cesar Martins Viana, destacou a importância do encontro para a construção de um plano estadual de formação. “Esse deve ser um objeto estratégico de ampliação e consolidação da entidade como representação da classe trabalhadora”. Para a secretária-geral do Sintep/MT, Vânia Miranda, a composição do coletivo é essencial. “Com ele, será possível traças as diretrizes de formação da CUT/MT”, explicou.

A secretária de Formação Sindical do Sindicato, Marli Keller, abordou “O Movimento Sindical e a Formação Dirigente”. Ela destacou o programa de formação do Sintep/MT, implementado em 2000. “O projeto foi aprovado pela categoria e reconhecido nacionalmente”, lembrou. Tanto que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) adquiriu os direitos de uso do programa em 2006, aplicando-o em todo o país. “Além disso, os trabalhadores da educação em MT são os primeiros a conquistarem uma Lei de carreira”.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac-AC), José Rodrigues Arimatéia, disse que o debate permite que a classe aprenda a se defender e agir. “Precisamos olhar para nós mesmos e buscar os nossos direitos”. Já o secretário de Formação do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT), Natércio Correia Brito, acredita que o evento incentiva o fortalecimento do coletivo. “Além de conscientizar os dirigentes sindicais com relação às diretrizes da CUT”, concluiu.

O encontro continua no período da tarde, com Grupos de Trabalho (GT), a partir das 14h. Em seguida, ocorre apresentação dos trabalhos e formação do coletivo de formação.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149354/visualizar/