Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Dezembro de 2009 às 16:30
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


Neste final de semana, milhares de estudantes em todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão mais de 4 milhões de pessoas participando em 1.826 municípios brasileiros, mais de 113 mil salas por todo o país, sendo atendidos diretamente por mais de 300 mil profissionais, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Somente em Tangará da Serra 1.939 alunos (de Tangará e região) irão participar das provas do Enem 2009 nos dias 5 e 6 de dezembro, nas escolas Joana D´Arc, Professor José Nodari, João Batista, Antenor Soares, Antonio Casagrande e Ramon Sanches Marques.

O novo exame será composto por testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

No dia 5 (sábado) as provas serão das 13h às 17h30, sendo Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 6 (domingo) das 13h às 18h30 as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional.

As provas do Enem eram para terem sido realizadas no primeiro final de semana de outubro, mas o vazamento de uma das provas tornou-se um escândalo nacional e obrigou as autoridades a mudarem os planos.

Para contornar a enxurrada de críticas da opinião pública sobre a falta de segurança na impressão e no transporte das provas, o que permitiu que um exemplar fosse furtado, o governo suspendeu o exame marcado para 3 e 4 daquele mês. A segurança em todas as fases, garante o Ministério da Educação, foi reforçada, e, neste final de semana, ocorre a primeira edição do novo Enem, que poderá substituir totalmente o vestibular das universidades federais brasileiras.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149513/visualizar/