Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Dezembro de 2009 às 07:31
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Foi uma semana e tanto para a dengue. Em Mato Grosso, todos os números referentes à epidemia cresceram de forma preocupante. Os 42.163 casos notificados até a última quarta-feira de novembro pularam em sete dias para 44.075, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O Estado está em alerta para todos os 141 municípios de Mato Grosso.

Foram quase dois mil casos novos em apenas uma semana durante o ano que, apontaram as autoridades sanitárias, reúne todas as condições para ser calamitoso em relação à dengue no Estado, que já cresceu 303,51% nas notificações da doença na comparação entre os períodos de janeiro a 2 de dezembro de 2008 e janeiro a 2 de dezembro de 2009.

Nesta semana, cresceram também os números de casos graves da doença, de 1.187 para 1.314, e os óbitos confirmados subiram de 37 para 42. Hoje, outros cinco casos de óbitos ocorridos no Estado ainda precisam passar por exames laboratoriais para uma possível confirmação.

O ponto de maior preocupação da epidemia se encontra justamente na Grande Cuiabá. A região concentra 18 casos confirmados de morte em decorrência da dengue, sendo 10 na Capital. Outros três óbitos ainda devem ser investigados nos dois municípios.

No Nortão, o cenário mais grave é o de Sinop (500 quilômetros de Cuiabá), que concentra até agora seis casos de morte confirmados. Atacando em todo o território mato-grossense, a dengue faz com que o Estado se ponha em alerta em todos os municípios.

Em Cáceres – cidade apontada como das mais vulneráveis este ano – e Aripuanã, a SES está desenvolvendo bloqueio químico com Ultra Baixo Volume - UBV pesado, o conhecido fumacê, que ataca a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Em Cuiabá e Várzea Grande, o trabalho preventivo está concentrado na limpeza urbana, que consiste na retirada de lixo da dengue, aquele que pode servir de receptáculo de água e criadouro do mosquito vetor. (Com assessoria)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149581/visualizar/