Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Dezembro de 2009 às 07:22
Por: Maria Angélica de Moraes

    Imprimir


O Natal é, tradicionalmente, a melhor data do calendário do comércio brasileiro com um aumento significativo nas vendas. De olho nesta demanda crescente de clientes as lojas investem em mão-de-obra com a contratação de trabalhadores temporários. Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê que sejam abertas 123 mil vagas de trabalho para o Natal deste ano, um incremento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram criados 115 mil postos de trabalho temporário. Com relação à efetivação, ou seja, a contratação permanente do funcionário, a Associação prevê que ficará em 17% após a vigência do contrato temporário o que representará emprego novo para 21 mil pessoas. Já os jovens em busca do primeiro emprego devem responder por 27% dos contratos.

Os números da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) também são otimistas e revelam um aumento de 25% nas vagas temporárias para o período de fim de ano apenas nos shoppings do país. Isso significa a abertura de 180 mil novas vagas. O setor gera atualmente 721 mil empregos diretos em 385 shoppings.

Na opinião de José Alberto Vieira de Aguiar, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), o aumento da demanda no final do ano que em 2008 chegou a 25% poderá se repetir no Natal de 2009. As efetivações serão outra consequência positiva deste período alto consumo. "Temos exemplos de contratados temporários que hoje são até gerentes de lojas. Entraram para concorrer a uma vaga de final de ano, mostraram bom desempenho e cresceram na organização. Esta é uma chance das pessoas mostrarem seu perfil, vestirem a camisa da empresa para a qual foram contratadas, visando até mesmo garantir um emprego fixo".

No trabalho temporário é feito um contrato de experiência que tem validade máxima de 90 dias (pode ser feito para 30, 45, dois ou três meses). "Se feito com prazo menor que os três meses permitidos, este pode ser prorrogado uma vez até os 90 dias estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho", observou Aguiar.

Horário especial - Em dezembro o comércio de Cuiabá terá horário especial de abertura, segundo a CDL. Até o dia 07 estará aberto até às 20h. Do dia 8 ao dia 23 será até às 22h. No dia 24 e dos dias 26 a 30 as portas do comércio se fecham às 20h. No dia 31 o comércio fecha mais cedo, às 18h. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149706/visualizar/