Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 01 de Dezembro de 2009 às 07:08
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Exame, cujas provas acontecem no domingo e na 2ª-feira, é a única forma de entrada na principal instituição de nível superior do Estado, a UFMT

Mais de 109 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009) estão em contagem regressiva em Mato Grosso. O exame era para ter sido realizado em outubro passado, mas foi remarcado para os próximos dias 5 e 6 de dezembro após o “vazamento” das provas. Em todo país, são pelo menos 4,1 milhões candidatos.

No Estado, a Universidade Federal (UFMT), a maior instituição pública de nível superior de Mato Grosso, adotou a nota obtida no Enem como fase única para ingresso nos seus 97 cursos de graduação oferecidos nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Pontal do Araguaia. Conforme o coordenador de Exames Vestibulares da UFMT, José Eurico Leitão, a previsão é que o resultado final da avaliação seja divulgado até 5 de fevereiro de 2010. “A escolha do curso que se pretende fazer poderá ser feita por meio do portal do Inep”, informou.

Leitão explicou ainda que a opção pelo curso será feita em três etapas. A primeira está prevista para 8 de fevereiro. A segunda, duas semanas após essa data, e a terceira, mais uma semana depois.

Em Cuiabá, a expectativa é grande entre os estudantes do ensino médio das redes pública e particular. “Acho que vai ser mais difícil do que um vestibular tradicional e mais cansativo, porque serão duas provas, com 90 questões cada, em dois dias seguidos”, apostou a estudante Ana Carolina Melo, 18 anos. “Estou estudando bastante e espero conseguir uma boa nota para conquistar uma vaga na UFMT”.

Eurico Leitão também disse entender que o Enem vai exigir mais dos candidatos. “A concorrência é maior. Por isso, o candidato tem que ler atentamente os quesitos e procurar transportar as respostas 30 minutos antes do fim da prova”, aconselhou.

Já nas salas de aulas, os professores procuram abordar tópicos que podem ser cobrados. “Muitos dos exercícios envolvem raciocínio lógico. É importante que o aluno preste atenção, porque, muitas vezes, apenas analisando ele consegue eliminar uma ou duas opções que são absurdas”, orientou.

De acordo com informações do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no sábado serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciência humanas e suas tecnologias, com duração de 4h30. No domingo, linguagens, código e suas tecnologias, redação e matemática, com 5h30 de duração. Os candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões, às 13h de Brasília. Portanto, no Estado, as provas começam ao meio-dia. “O candidato deve chegar uma hora antes no local da prova, ou seja, às 11 horas”, alertou Eurico Leitão.

Outra recomendação é que a pessoa vá conhecer o local de sua prova antes. Além do cartão de inscrição e documento de identidade, no dia da prova o candidato também deve apresentar o questionário sócio-econômico. Na página eletrônica do Enem (www.enem.inep.gov.br) o inscrito pode verificar onde fará a prova ou pelo número 0800 616161 do programa “Fala Brasil”.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149840/visualizar/