Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Novembro de 2009 às 16:28

    Imprimir


Na última sexta-feira (27.11), o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Porto dos Gaúchos, promoveu o lançamento da campanha 'Abuso sexual contra crianças e adolescentes: ajude-nos a mudar esta página'. Participaram do evento gestores municipais, membros do Conselho Tutelar, psicólogos, assistentes sociais e diretores de escolas de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Gleba São João.

De acordo com a promotora de Justiça Roberta Cheregati, o número de denúncias de crimes sexuais na Comarca é elevado e a parceria com entidades públicas e privadas garante o efetivo combate à essa prática. “A maioria dos casos são informados pelos conselheiros tutelares e professores, já que possuem contato direito com muitas crianças e jovens, o que facilita a investigação”, explicou ela.

Durante o lançamento, foram distribuídas cartilhas de orientação referente ao abuso sexual infantil e juvenil. “Como continuidade da campanha, foi acordado com os participantes a realização de palestras ministradas ainda este ano pelos conselheiros tutelares, assistentes sociais e psicólogos em todas as escolas dos municípios e localidades envolvidas”, informou a promotora de Justiça.

Segunda ela, o sucesso da campanha depende também da participação da população. “A comunidade deve ser informada sobre a gravidade da questão e suas sérias consequências, para fins de promover o combate nos casos já existentes e na prevenção de futuras ocorrências”, afirmou. Todos as ações desenvolvidas serão encaminhadas à Promotoria de Justiça para acompanhamento.

Participaram do lançamento os secretário municipais de Educação de Porto dos Gaúchos e de Novo Horizonte do Norte, Paulo Manoel Antoniassi e Amilton da Silva, respectivamente, o secretário de Assistência Social de Novo Horizonte do Norte, Cláudio Marcos Zanol.

ADESÃO - Vários municípios de Mato Grosso já aderiram à campanha 'Abuso sexual contra crianças e adolescentes: ajude-nos a mudar esta página', promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com a Assembleia Legislativa. Cartilhas, DVDs e Cds com palestras e capacitações sobre o assunto já foram distribuídas em todo o Estado.

O objetivo da campanha, que tem o apoio da Câmara Municipal de Cuiabá, Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e Instituto Cuiabano de Educação (ICE), é chamar a atenção da sociedade para a formação de uma rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Somente em Cuiabá, cerca de 700 alunos das universidade parceiras já foram orientados para serem multiplicadores de informações nos bairros.





Fonte: Da Redação/MPE

Comentários

Deixe seu Comentário