Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 30 de Novembro de 2009 às 16:21
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Foi aberto na manhã desta segunda-feira (30.11) o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, em Mato Grosso, que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão do SUS, na perspectiva de formar equipes gestoras referenciadas na regionalização da atenção à saúde. A metodologia utilizada é da Educação à Distância (EAD), que é hoje uma forma de qualificação profissional sem limite territorial.

A aula inaugural aconteceu no Auditório da Escola de Saúde Pública com a participação dos 182 alunos participantes que incluem secretários, gestores, superintendentes, diretores, conselheiros e servidores para apresentação do cronograma, metodologia, sistema de avaliação, conceitos e diretrizes do curso.

O secretário de Estado de Saúde ressaltou que é grande a satisfação de poder ofertar, enquanto gestor estadual, um curso dessa natureza e de grande relevância não só para os gestores que estão na linha de frente, mas para todos trabalhadores do SUS. “Um servidor bem qualificado e capacitado tem a possibilidade de ofertar serviço de qualidade e excelência no atendimento dentro do sistema de saúde pública, além também de ter a competência para enfrentar os problemas do dia a dia”, disse o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro.

“Mesmo sendo um curso à distância o comprometimento e o acompanhamento diário e periódico são fatores essenciais para que ao final do curso os resultados sejam satisfatórios.

A diretora da Escola de Saúde Pública, Rose Peralta Fava frisou a importância do curso considerando a iniciativa um salto para o futuro. “Qualidade de gestão com comprometimento e responsabilidade são critérios básicos para que possamos colocar em prática os fundamentos do SUS. Os cursos a distância além de qualificar os gestores proporcionam maior acesso ao conhecimento principalmente para aqueles municípios mais distantes”, declarou.

Rose Fava informou ainda que o curso contempla gestores das diversas áreas da saúde, como Atenção Básica, vigilâncias, Auditoria, Planejamento, Média e Alta complexidade, Educação em Saúde e Gestão do Trabalho, dentre outras. “Com essa parceria, da ESP de Mato Grosso com a ENSP/FIOCRUZ, o Estado inicia o ciclo de cursos de Educação à Distância, que se configura num excelente instrumento de fortalecimento da interiorização da Saúde no Estado”.

O coordenador Nacional do Curso de Qualificação da Fiocruz, Walter Mendes, comentou que este é um projeto ambicioso na área de Saúde Pública, pois tem como meta capacitar 110 mil gestores em todo País para o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS. Até o momento estão sendo qualificados 7.500 alunos, o que totaliza o envolvimento de 27 instituições, onde na região Centro Oeste Mato Grosso foi o escolhido.

O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS terá duração de seis meses, com carga horária de 180h. As horas presenciais estão sendo ministradas no Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, com aulas intensivas de 8horas por dia, até o dia 02 de dezembro.

O curso é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde por meio da Escola de Saúde com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Osvaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).





Fonte: Assessoria/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149893/visualizar/