Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Novembro de 2009 às 13:19

    Imprimir


Os dirigentes municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) do pólo regional Médio Norte I receberam, nos dias 28 e 29 de novembro, a oficina de capacitação das redes municipais. O objetivo do encontro, realizado em Nova Olímpia, foi auxiliar os representantes sindicais na busca pela implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

De acordo com o secretário de Organização Sindical do Sintep/MT, Luiz Benedito Prina, a participação foi excelente. “Conseguimos sanar muitas dúvidas com relação à interpretação de tabelas e outros elementos da prestação de contas apresentada pelos municípios”. Ele frisou que o acompanhamento dos recursos arrecadados é muito importante para a organização da categoria.

O sindicalista disse que algumas cidades da região conseguiram obter o piso de R$ 950,00, determinado pela Lei 11.738. “Mas agora a luta dos trabalhadores da educação é pela atualização do valor, também estipulado pela Legislação, baseada na evolução dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)”, ressaltou. Segundo ele, a categoria já poderia receber o PSPN de R$ 1.132,40.

A vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, afirmou que a oficina é fundamental para que os trabalhadores da educação saibam interpretar as tabelas e números apresentados pelo Executivo. "Esse momento é importante, principalmente porque o prazo para a formulação do PCCS termina em 31 de dezembro", complementou. O encontro contou ainda com a participação do secretário executivo, Fran Frassetto, e do diretor regional do Médio Norte I, Antônio Márcio Ramos.

A oficina também abordou aspectos da carreira unificada, jornada de 30 horas semanais, além das formas de obtenção dos valores dos impostos municipais, estaduais e federais. A expectativa é que os dirigentes sejam capacitados para as negociações com prefeitos e secretários municipais de Educação. Como exercício, os profissionais aprenderam a efetuar o preenchimento das tabelas de valores salariais e dos impostos.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149922/visualizar/