Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 17:52
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Cerca de 2.500 pessoas participaram na manhã deste sábado (28.11), da passeata de mobilização e conscientização no combate a dengue. Representantes dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram com a finalidade de unir forças e demonstrar a sociedade que para evitar a doença se faz necessária a participação e envolvimento de todos nessa grande luta de combate ao mosquito.

Estiveram presentes na passeata gestores da Saúde do Estado e dos dois municípios, representantes das entidades que compõem o Comitê da Dengue no Estado, de secretarias e órgãos do governo, estudantes secundaristas, universitários, entidades civis organizadas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e população de uma forma geral.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, frisou a finalidade para qual foi criada a passeata, ao deixar claro que a intenção não foi a de reunir uma multidão, mais sim, de despertar toda a sociedade para a importância que cada um tem no combate a dengue.

Moro informou ainda as ações que já tem sido realizadas nos 141 municípios mato-grossenses, ao citar por exemplo os mutirões de limpeza em Cuiabá e Várzea Grande e a utilização de fumacês em alguns municípios, além das atividades contínuas de conscientização e informação.

“De nada adianta, apenas o governo estar mobilizado no combate a dengue. Precisamos de todo empenho e apoio da população para que cada vez mais consigamos efetivar as ações, tendo com resultado, a redução da notificação de casos, além do mais importante, a redução de óbitos. Essa passeata marca o ponto de partida para que a população definitivamente entenda que precisamos dela”, declarou o secretário.

A secretaria do município de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães se fez presente na mobilização. De acordo com a secretaria, a união dos dois maiores municípios demonstra claramente a unificação de objetivos e da necessidade das pessoas multiplicarem as informações e conhecimentos. “Todos queremos e esperamos uma única coisa, eliminar de uma vez a dengue em Mato Grosso. Todos contra a Dengue. Venha fazer parte desta grande batalha!”, declarou.

Representando o município de Cuiabá, diretor de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Wagner Simplício, ressaltou que o problema não é só do Governo, nem dos municípios nem tão somente da população. A chave do problema é esse envolvimento demonstrado nessa Passeata. “Se cada um fizer a sua parte, com certeza conseguiremos reduzir o número de casos de dengue no Estado”.

PREOCUPAÇÃO

Maria de Lourdes da Silva, 33 anos, é agente comunitária de Saúde e já sentiu na pele a força que a dengue tem. Lourdes conta que adquiriu a doença no final do ano de 2008. Segundo ela, a sensação é de desespero. Temos a impressão que nunca conseguiremos reagir de tanta dor. “Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado em realizar essa ação de mobilização, pois precisamos de uma vez por todas envolver as pessoas contra a dengue, porque ela é perigosa e mata”, disse ela.

Vani Aparecida da Silva é Agente Ambiental de Saúde de Cuiabá. Segundo ela, por mais que as pessoas já tenham plena consciências de seus deveres, formas de prevenção e principais cuidados, não colocam em prática o que já foi e vem sendo informado todos os dias. Vani Aparecida complementa dizendo que uma casa é visita a cada sessenta dias. “Passado esse período, voltamos nos domicílios já visitados, e na maioria das vezes não executaram o que foi pedido. Por isso a necessidade desta grande mobilização de combate a dengue”.

Morador do bairro Água Limpa, em Várzea Grande, Manoel Nicanor ficou feliz ao ver a presença das crianças na passeata de combate a Dengue, pois segundo Nicanor, são elas a imagem do nosso futuro. são elas as responsáveis em multiplicar as informações necessárias a serem espelhadas entre as pessoas para este grave problema de saúde pública.

Durante a passeata, os participantes foram questionados sobre questões referentes a dengue. Brindes foram sorteados além da utilização da figura de um caixão para demonstrar que a doença mata.

Ao final, as equipes dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande se encontraram no Museu do Rio, no bairro Porto em Cuiabá, onde foram recepcionados com atividades lúdicas, danças culturais e shows regionais.





Fonte: Assessoria/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149988/visualizar/