Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 10:03
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


O Selo “Escola Solidária” será entregue este ano para 18 escolas estaduais de Mato Grosso. O selo é um reconhecimento às boas iniciativas, ações e projetos de cidadania e voluntariado educativo desenvolvidos pelas escolas públicas e particulares de todo o país.

O reconhecimento é uma iniciativa iniciada em 2003 pelo Instituto “Faça Parte”, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Unesco.

A iniciativa acontece a cada dois anos. Nas três edições anteriores, o selo já foi entregue para 20.548 escolas. Na primeira edição, foram homenageadas 39 escolas estaduais. Em 2005, o reconhecimento foi feito em escolas de 63 municípios, sendo que, destes, 41% para escolas estaduais, 41% para municipais, 18% para as particulares e 0,3% para as federais. Em 2007, o selo foi para 32 escolas estaduais. Em 2009, além das 18 escolas da rede rstadual, a premiação foi dada para 38 escolas municipais e 13 particulares.

Conforme o regulamento da promoção, as experiências selecionadas “revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece”.

Mais informações sobre o Selo “Escola Solidária” podem ser conferidos no site www.facaparte.org.br. Inclusive, é possível saber qual foi o projeto apresentado pelas escolas selecionadas.

Conforme informações disponíveis no site, o Instituto Faça Parte “é uma organização da sociedade civil, fundada em 2001, com a missão de promover a cultura do voluntariado, estimulando a participação da juventude como parte ativa da construção de uma nação socialmente mais justa”.

Esta é a relação das escolas estaduais que tiveram suas iniciativas certificadas pelo selo este ano:

Escola Estadual “Rui Barbosa” - Alta Floresta; EE “São Francisco de Assis” - Aripuanã; EE “Prof.ª Julieta Xavier Borges” - Barra do Bugres; EE “Prof. Natalino Ferreira Mendes” - Cáceres; EE “31 de Março” - Canarana; EE “Prof. João Crisóstomo de Figueiredo e EE “Maria Hermínia Alves” – ambas em Cuiabá; EE “Dom Aquino Corrêa” – Itiquira; EE “Luiza Nunes Bezerra” - Juara; EE “Dom Bosco” - Lucas do Rio Verde; EE “Ministro João Alberto” - Nova Xavantina; EE “19 de Julho” - Peixoto de Azevedo;EE “7 de Setembro” e EE “Dom Wunibaldo Talleur” – ambas em Rondonópolis; EE “Ignácio Schevinski Filho” - Sorriso; EE “Dr. Helcio de Souza”, EE “Ver. Manoel Marinheiro” e EE “Emanuel Pinheiro” – as três em Tangará da Serra.

ENTREGA DO SELO

De acordo com informações do Instituto Faça Parte, as escolas reconhecidas com o Selo "Escola Solidária" 2009 começaram a receber o “Kit Selo” em outubro. O envio é pelos Correios. O "kit" é formado por um certificado nominal, cinco cartazes e a cartilha “Educar para Crescer”, uma publicação com ideias simples e fáceis para as famílias acompanharem a vida escolar dos seus filhos.

A escola também terá acesso a uma página especial para fazer o download dos arquivos eletrônicos do Selo. Nesta quarta edição do Selo "Escola Solidária", 3.863 escolas públicas e particulares de todo o país foram reconhecidas.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150029/visualizar/