Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 04:25
Por: Viviane Saggin

    Imprimir


Para marcar os 39 anos de sua fundação, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) preparou uma extensa programação cultural. As atividades comemorativas têm início nesta segunda-feira, 30, com as oficinas de cinema e fotografia. e “Introdução à fotografia digital”.

O cineasta mato-grossense Luiz Marchetti conduz a oficina “Processos criativos na invenção da imagem contemporânea”. A intenção é mostrar aos participantes a importância de conhecer as experiências da arte contemporânea, dos produtores atuais, e de utilizá-las como fonte de inspiração.

Para Marchetti, o profissional de comunicação visual trabalha com influencias do vídeo instalação, animação, escultura, pintura, grafite, colagem e fotografia e nem todos esses profissionais da imagem, conseguem praticar o que realmente anseiam por falta de referencias metodológicas no processo criativo do audiovisual. “É preciso ter contato com processos de invenção que renovam a criação audiovisual, reformulam a nossa visão de mundo e criam novas formas de imaginários e discursos”,

A partir de vídeos caseiros, de sua própria autoria, gravados em diversas feiras de vídeo arte pela Europa, Bienais de arte contemporânea, exposições de arte eletrônica e filmes de autores jamais exibidos no Brasil, o cineasta enfatizará na oficina a busca do autoral como uma rede de estímulos fundamentais.

Já a oficina de Introdução à Fotografia Digital será conduzida pelas professoras do Departamento de Comunicação Social da UFMT, Kátia Meirelles e Maria Auxiliadora de Freitas.

Um curso prático e dinâmico onde o aluno pode assimilar a teoria e a prática ao mesmo tempo e conhecer os diferentes tipos de câmera, fotometria, tipos de lentes, foco, velocidade e abertura, flash, entre outras coisas.

Para cada oficina estão sendo ofertadas 20 vagas. As aulas ocorrem no Centro Cultural da UFMT, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, no período das 8h às 10h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Cineclube Coxiponés.

A programação é mais uma realização do Programa Unidade da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, por meio da Coordenação de Cultura.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150051/visualizar/