Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Novembro de 2009 às 11:16
Por: Diana Brito

    Imprimir


A Petab (Pesquisa Especial de Tabagismo) 2008, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira, aponta que 93% dos 24,6 milhões de fumantes brasileiros de 15 anos ou mais de idade conhecem os riscos do tabaco como causador de doenças graves.

Dos 20,1 milhões de não fumantes, 96,7% também têm conhecimento sobre doenças geradas ou agravadas pelo fumo. Segundo o estudo, 96,1% dos fumantes e não fumantes conhecem as doenças causadas pelo tabaco.

A doença com o menor reconhecimento de risco é o derrame (73,1%), tanto entre os fumantes (70,1%) quanto entre os não fumante. Já 85,7% de fumantes e não fumantes reconhecem o ataque cardíaco como doença causada pelo fumo.

A percepção apresentada com maior frequência foi a do tabaco como causador do câncer de pulmão: 94,7% do total das pessoas sob investigação, sendo 90,6% dos fumantes e 95,6% dos não fumantes.

Pesquisa internacional

O IBGE informou que essa é a primeira pesquisa que traça um panorama detalhado e geográfico do uso de tabaco no país. O estudo seguiu o modelo da Gats (Global Adult Tobacco Survey), que está sendo realizada também em outros 13 países, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

A Tailândia foi o primeiro país a realizar o estudo e o Brasil é o segundo. Especialistas visitaram 51.011 domicílios brasileiros e entrevistaram 39.847 pessoas, expandindo o resultado para representar o total populacional do país, hoje com cerca de 193,7 milhões de habitantes.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150102/visualizar/