Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 26 de Novembro de 2009 às 16:03
Por: Luisa Cabrini

    Imprimir


Estamos em época de calor e chuvas – o que favorece a proliferação dos mosquitos vetores de doenças, como o Aedes aegypt, transmissor da dengue. Combater esse mosquito é papel de todos: governo, empresas, instituições e cidadãos.

Como a água sanitária é capaz de matar a larva do mosquito, ela desempenha um importante papel na luta contra a dengue. 10 ml de água sanitária diluídos em cada 1 litro de água são o suficiente para matar todas as larvas do Aedes aegypt em 24 horas, de acordo com pesquisas desenvolvida pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) a pedido da Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados). A entidade e suas associadas, especialmente as fabricantes de água sanitária, buscam divulgar medidas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo, utilizando esse produto que a maioria das pessoas tem em casa.

Para eliminar as larvas, basta utilizar essa mistura em vasos de flores, pratinhos e plantas que acumulam água, como bromélias. Também se deve colocar água sanitária em pias, ralos, tanques e banheiras. Quando a família for viajar, deve colocar o produto no vaso sanitário e lembrar de deixá-lo fechado.

Faça sua parte:

Não deixe água acumulada em pneus, garrafas, baldes ou vasilhas.

Mantenhas as calhas limpas e desobstruídas.

Coloque água sanitária nos locais como pias, tanques e banheiras.

Jogue água sanitária nos ralos (quando for viajar, tampe os ralos e vasos sanitários).

Limpe a caixa d’água com água sanitária periodicamente e mantenha-a sempre fechada.

Esvazie ou trate a piscina com cloro.

Coloque areia ou água sanitária nos pratinhos das plantas.

Coloque a mistura de 2ml de água sanitária diluídos em 1 litro de água nos vasos de flor, que devem ser lavados com esponja e ter a água trocada periodicamente.

Lembre-se que a fêmea do Aedes aegypt deposita seus ovos nas paredes dos recipientes. É importante lavar com uma esponja os pratos de plantas, vasilhas de água dos animais de estimação e outros recipientes que contenham água.





Fonte: SP4 Comunicação Corporativa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150167/visualizar/