Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 21 de Novembro de 2009 às 13:23

    Imprimir


Com o reconhecimento oficial do Ministério da Saúde e do SITS (grupo internacional de tratamento do AVC), o Hospital São Francisco passa a ser um dos 45 hospitais do Brasil com este status

O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (SP) é um dos 45 hospitais brasileiros a integrar a rede internacional de tratamento do AVC como hospital de referência. Na região, é o único hospital privado com este status e o primeiro a dispor de neurologista de plantão in loco, para atendimento de urgências e emergências a pacientes internados e ambulatoriais.

Além disso, o Hospital criou uma unidade de atendimento aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e profissionais bem treinados para prestar os cuidados especiais que estes pacientes necessitam. Estas são algumas das exigências para que o hospital seja reconhecido oficialmente como um centro de referência em Neurologia. Em reunião com representantes do Ministério da Saúde, realizada em abril de 2009, em Brasília, o Hospital São Francisco foi cadastrado e aceito como um dos 45 hospitais no Brasil considerados Centro de Referência no Tratamento de AVC, constituindo em seu conjunto, a Rede Nacional de AVC.

A oficialização da lista de hospitais referência aconteceu durante encontro entre o SITS (organização médica internacional fundada com o objetivo de definir protocolos de conduta para o tratamento do AVC, e fornecer certificados de excelência a centros de atendimento), o Ministério da Saúde e os representantes de 45 hospitais brasileiros. O coordenador europeu do SITS, Dr. Nikolaos Kostulas, veio especialmente da Suécia para o encontro e cadastramento dos hospitais. Kostulas explicou para os novos membros os detalhes do protocolo, dos programas de registro e coleta de dados, de como funciona a integração da rede, e de como os dados são monitorados para se manter o nível de excelência exigido.

Os hospitais de referência passarão a receber os casos, drenados de toda a região em que estão inseridos. Além destes hospitais de referência, haverá um número maior de hospitais de retaguarda, que atenderão os casos crônicos e de menor complexidade, e encaminharão os casos graves aos centros de referência. “O Hospital São Francisco atende a todas as condições técnicas exigidas pela rede para se tornar um centro de referência e por isso recebemos a certificação. Já estamos prontos para atender a demanda nesta área”, explica Dr. Roberto Cardoso, diretor técnico do hospital.

O AVC, também conhecido popularmente como “derrame cerebral”, é a maior causa de mortalidade na população brasileira, além de muitas vezes causar seqüelas graves e irreversíveis aos pacientes que sobrevivem.





Fonte: Da Redação/Com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150576/visualizar/