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Educação/Vestibular
Segunda - 09 de Novembro de 2009 às 19:38

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É de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, uma das escolas finalistas do "Destaque Brasil": Escola Estadual Dom Bosco. No próximo dia 11, em Brasília, será anunciado o nome da escola “Destaque Brasil”, uma iniciativa do “Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar”, que ao longo dos últimos dez anos tem incentivado a gestão de qualidade em escolas públicas de todo o Brasil.

Durante o seminário “Saúde, Educação e Qualidade de vida”, conduzido pelo professor Aurélio Molina da Costa, atual Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, 100 representantes de escolas e instituições de ensino e da área de gestão do Distrito Federal vão participar de uma votação que define, entre as seis finalistas, quem conquista o “Destaque Brasil”. As outras cinco escolas são de Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins.

O evento, que começa às 15h, em um hotel de Brasília, será transmitido ao vivo a partir das 17h, pelo Canal Futura. Alunos das escolas finalistas do ano passado também vão acompanhar a cerimônia.

Neste mesmo dia 11, às 20h, será realizada a entrega do “Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar” a cada uma das 21 escolas que participaram este ano, tendo como base as atividades realizadas em 2008. Na primeira etapa, comitês estaduais analisam as escolas inscritas e selecionam a escola que vai representar cada um dos estados. Este ano, 1.900 escolas de 21 estados se inscreveram. Depois dessa fase, o comitê nacional, formado por representantes dos parceiros do Prêmio, escolhe, entre as 21 escolas, as seis finalistas do “Destaque Brasil”.

Cada um dos 21 diretores vai receber ainda, em nome da instituição selecionada em seu estado, os diplomas “Escola Referência Nacional em Gestão Escolar 2008” e “Liderança em Gestão Escolar”, além de R$ 2 mil e uma coletânea de programas do Canal Futura, concedidos pela Fundação Roberto Marinho. A Embaixada Americana, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), levou os 21 diretores das escolas agraciadas para uma viagem de estudos aos Estados Unidos. Eles estão lá agora, onde conhecem de perto como funcionam as escolas públicas norte-americanas e retornam no dia 10 de novembro.

O Prêmio

O Prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a UNESCO no Brasil e a Fundação Roberto Marinho, com apoio dos movimentos Brasil Competitivo e Todos pela Educação, da Embaixada Americana e do Grupo Gol e Gerdau.

Criado em 1998 para estimular a melhoria da gestão e da qualidade do ensino, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização da autoavaliação das escolas públicas brasileiras. O prêmio incentiva o processo de melhoria contínua da escola, na medida em que as instituições precisam descrever e avaliar não só todas as ações que desenvolvem, mas também os projetos que pretendem colocar em prática.

A Escola Estadual Dom Bosco

Na Escola Estadual Dom Bosco, que tem dois mil alunos, os principais problemas são a evasão escolar e o alto índice de reprovação. Mas, com o empenho e a dedicação da comunidade escolar, são desenvolvidos alguns projetos para solucionar, na medida do possível, tais dificuldades.

A diretora Cleusa Terezinha Marquizan comemora o fato de estar entre as finalistas ao Prêmio “Destaque Brasil”: “Proporciona visibilidade à escola e mais motivação para seguir em frente. Estamos ansiosos pelo resultado”.

Projetos especiais

O projeto concebido para diminuir os índices da evasão escolar funciona por meio de monitorias de reforço, que os alunos oferecem aos colegas com dificuldades de aprendizagem. Eles também fazem visitas às casas dos estudantes faltosos para atraí-los de volta aos estudos. Como alguns desses alunos também são trabalhadores, há uma agenda de visitas às empresas onde trabalham. Além disso, a comunidade recebe aulas de inclusão digital, um incentivo para promover a aproximação da escola.

No projeto “Escola, Comunidade e Desenvolvimento Humano”, o óleo usado na cozinha da escola segue para o laboratório de química, onde os alunos aprendem a produzir materiais de limpeza. No mesmo laboratório, os alunos analisam amostras de água recolhida nas casas da comunidade, para informar aos moradores sobre a qualidade da água que consomem. Os alunos também cultivam uma horta na própria escola e medem os índices de massa corporal de funcionários, alunos e professores para estimular a melhoria dos hábitos alimentares da comunidade escolar.





Fonte: Redação TVCA

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