Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 09 de Novembro de 2009 às 11:07

    Imprimir


A Uniban terá dez dias úteis para se explicar ao MEC (Ministério da Educação) sobre a expulsão da aluna Geisy Arruda, 20, após o episódio em que ela foi humilhada por outros alunos por usar um vestido curto. O prazo começa a ser contado a partir do recebimento da notificação do ministério, que quer explicações sobre o episódio.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Educação Superior do ministério, a notificação deve ser entregue a universidade ainda nesta semana. No caso de as explicações não serem aceitas pelo MEC, deve ser aberto um processo de supervisão especial, para avaliar se a aluna teve direito a ampla defesa, informou o órgão.

Com base nas informações analisadas durante o processo, a universidade pode ser recomendada a aceitar a aluna de volta.

Geisy foi xingada nos corredores da universidade no último dia 22 por usar um microvestido rosa. O tumulto foi filmado e os vídeos acabaram na internet. A aluna, que está no primeiro ano do curso de turismo, parou de frequentar as aulas após a confusão.

A expulsão da aluna aconteceu por meio de um anúncio da Uniban em jornais de São Paulo deste domingo (8). O advogado da estudante se disse "perplexo" e "atordoado" com a decisão da universidade e disse que estuda a possibilidade de entrar com um recurso contestando a decisão.

Segundo a nota da universidade, foram colhidos depoimentos de alunos, professores e funcionários, além da própria Geisy, para embasar a sindicância. Em seu depoimento, a Uniban diz que "a aluna mostrou um comportamento instável, que oscilava entre a euforia e o desinteresse".

No domingo (8), o presidente da UNE, Augusto Chagas, afirmou que a decisão de expulsar a aluna é descabida, e completou: "é como nos casos em que se responsabiliza a vítima de um assalto por estar segurando a carteira, ou se diz que uma mulher é culpada quando sofre um assédio ou abuso por causa da sua roupa. Isso nos parece lamentável."

A UNE, movimentos sociais e sindicais organizam para hoje uma manifestação contra a expulsão da aluna. O protesto deve acontecer por volta das 18h em frente à Uniban de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151414/visualizar/