Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 31 de Outubro de 2009 às 12:43
Por: Lygia Lima

    Imprimir


Diversos campi e núcleos pedagógicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão presentes no Simpósio Científico-pedagógico de Graduação que a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Unemat realiza em Cáceres com o objetivo de discutir ensino de graduação na Unemat sob as perspectivas da organização curricular, repetência, evasão e metas para os cursos ofertados na instituição.

As palestras, conferências e mesas-redondas são realizadas no Cine Xin, no centro de Cáceres, já os colóquios por áreas temáticas são realizados no campus Jane Vanini.

Neste sábado (31.10), serão realizadas duas mesas-redondas. Na primeira, os reitores da Unemat (Taisir Karim), do Centro Universitário Cândido Rondon (Luzia Guimarães) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (José Bispo Barbosa) discutem “Docência Universitária – perspectivas e desafios para a graduação.

Na segunda atividade, a presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação, professora Maria José de Sena, juntamente com as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Cultura da Unemat, professoras Carolina Joana e Emília Darcy abordarão o tema “Prática de pesquisa e de extensão na graduação – interfaces com o ensino”.

Os colóquios discutem as práticas pedagógicas, repetência e evasão, trabalhos de conclusão de curso e estágios aliados à qualidade de pesquisa e extensão, além de pensar sobre os processos de avaliação. Nesses grupos, acadêmicos, professores e funcionários estão imbuídos do objetivo de pensar e avaliar a estrutura do ensino de graduação com vistas a propor ações que visem a melhoria da qualidade. O simpósio é realizado desde quinta-feira (29.10).

Na manhã de sexta-feira (30/10), a presidente do Conselho Nacional de Educação, professora Clélia Brandão Alvarenga, discutiu a questão da organização curricular, dando ênfase à necessidade de que o currículo coloque no centro do processo e das discussões o ser humano, de forma a garantir uma educação de qualidade.

Ela lembrou que a educação é um bem social, e não pode ser entendida como mercadoria e por isso mesmo deve passar por critérios avaliativos. Ainda nesta manhã foi realizada a mesa-redonda sobre “O ensino com pesquisa: experiências na graduação”.

ABERTURA

Na conferência de abertura, ministrada na noite do dia 29.10, a professora Maria Elba Dantas de Moura Pereira, que é coordenadora geral de avaliação dos cursos de graduação e instituições do Ensino Superior do INEP/MEC falou sobre os Sistema de Avaliação do Ensino Superior, e chamou a atenção para as dimensões e proposições que se quer avaliar sempre com vistas a garantir uma educação de qualidade, o que é uma exigência constitucional.

Ainda na abertura do Simpósio, o pró-reitor de Ensino e Graduação da Unemat, professor Agnaldo Rodrigues da Silva afirmou seu desejo de que o ensino de graduação volte a ser a “menina dos olhos” da instituição. “A Unemat precisa voltar seus olhos para o ensino de graduação”, afirmou.

Além do mais, o pró-reitor destacou a importância de discutir e avaliar os motivos pelos quais existe na instituição um alto índice de repetência e evasão escolar. “A universidade não pode se furtar do seu papel de discutir essas questões. Não pode haver na Unemat lugar para o docente que se nega a rever sua prática pedagógica. Nós precisamos avaliar seriamente os nossos trabalhos de conclusão de curso, precisamos avaliar como estão sendo realizados nossos estágios”.

Por fim, o pró-reitor disse que no evento estão presentes os que sempre podem. “Aqui estão os que podem ajudar e contribuir para melhorar sempre”. Mais informações, acesse www.unemat.br/eventos/scpg/





Fonte: Assessoria Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151822/visualizar/