Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 26 de Outubro de 2009 às 08:43

    Imprimir


Cientistas já sabem que o cheiro desempenha um papel imenso no mundo animal: detectar mudanças químicas sutis em um parceiro ou rival pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

Entre os humanos, no entanto, o cheiro é menos vital e mais exuberante. Por exemplo, descrições de odores permeiam a literatura. Autores como Charles Baudelaire, Marcel Proust e Albert Camus produziram obras que associam ricas referências de odor a emoções.

Essas obras literárias inspiraram a coautora do estudo Denise Chen, socioquímica da Universidade Rice, no Texas, a questionar se existiria uma ligação entre cheiros e emoções.

"Eles partilham conexões funcionais e anatômicas próximas", ela disse. "O cérebro olfativo se sobrepõe ao cérebro emocional, e acredita-se que isso tenha contribuído para sua evolução", Chen disse.

Olfato sensível As mulheres têm um sentido olfativo mais uniforme do que os homens e também se supõe que elas sejam mais sensíveis a pistas emocionais, descobriram os cientistas. Por isso, Chen e a estudante de pós-graduação Wen Zhou deram a 22 duplas de jovens mulheres residentes de dormitórios universitários camisetas idênticas para dormir.

Após serem usadas por uma noite, as camisetas foram posteriormente dadas às mesmas mulheres para que fossem cheiradas. Cada mulher recebeu três camisetas e foi informada que uma delas havia sido usada por sua colega de quarto e que as outras duas haviam sido usadas por outras universitárias.

Foi pedido que as participantes identificassem a camiseta que havia sido usada por sua colega de quarto. As mulheres então fizeram uma série de testes reconhecidos de sensibilidade emocional. As participantes que escolheram corretamente a camiseta usada por suas colegas de quarto tenderam a ter pontuações altas nos testes emocionais.

As pesquisadoras concluíram que o sentido olfativo e o emotivo vêm das mesmas áreas do cérebro. Os resultados serão publicados na próxima edição do periódico Psychological Science.

Tradução: Amy Traduções




Fonte: National Geographic

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152374/visualizar/