Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Outubro de 2009 às 09:50
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O MT - Hemocentro nesse momento em especial faz um apelo e convoca os doadores fidelizados de sangue e até mesmo aquelas pessoas que ainda não fazem doação, para procurarem a Unidade do MT - Hemocentro, pois o nível de coleta diária está baixo. A unidade tem entre as diversas atribuições suprir a demanda e manter os estoques de sangue para atender aos Usuários do Sistema Único de Saúde no âmbito do Mato Grosso. A Unidade é responsável pela política de controle e reposição dos estoques de sangue no Estado e está necessitando urgentemente dos doadores.

A diretora do MT - Hemocentro, Eliana Rabanne, explicou o motivo do convite. “A quantidade média de sangue necessária para manter regulado o nosso estoque é de 60 bolsas/dia. Fazemos esse chamamento a toda população, pois as doações de sangue estão muito baixas, e o MT - Hemocentro precisa de uma coleta mínima diária para conseguir manter os estoques”, destacou.

A diretora explica ainda que, cada bolsa pode ser dividida em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, o plasma e concentrado de crio - precipitados (por isso dizemos que quem doa sangue pode salvar até quatro vidas). Dos quatro componentes os que têm menor vida útil, e que é um dos mais solicitados, é o concentrado de plaquetas. “Sempre é bom ressaltar que o ato da doação é um ato espontâneo e que salva vidas”.

A unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores que doem sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação.

DOAÇÃO DE SANGUE - Doar sangue não dói, é rápido, fácil, e, principalmente, não debilita e não prejudica a saúde. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue. Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, em torno de cinco litros de sangue. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador e a recuperação são imediatas após o ato.

Para ser um doador basta sentir-se bem e com saúde, apresentar um documento com foto, válido no território nacional, ter idade entre 18 e 65 anos, estar bem alimentado e pesar 50 Kg ou mais.

Os postos de coleta são: em Cuiabá, na Rua 13 de Junho, 1.055, das 07h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira e aos sábados, das 07h30 às 12h; Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, (à Rua General Valle, s/n) das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira; Unidade Emergencial de Coleta do Postão - Várzea Grande. Rua 24 de maio, s/n. Centro (em frente à antiga caixa d´água) às terças, quartas e quintas-feiras, das 08h30 às 16h.





Fonte: Assessoria/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152498/visualizar/