Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 21 de Outubro de 2009 às 16:59

    Imprimir


Projeto ganha adesão do Conselho Tutelar e Assistência Social do município

O projeto saúde itinerante, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, batizado de “Caravana da Saúde” chegou nesta quarta-feira (21.10) ao centro da cidade, para atender também os moradores do vizinho Bairro Bandeirantes. A idéia atende sugestão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que objetiva facilitar a prestação de serviços da saúde pública a população, desafogando inclusive o atendimento nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

A iniciativa pode representar um salto na qualidade do atendimento a comunidade, já que facilita o acesso das pessoas necessitadas aos serviços médico, odontológico e programas mantidos pela pasta, funcionando inclusive como trabalho preventivo. A novidade foi o ingresso de membros do Conselho Tutelar, promovendo palestras educativas e orientado crianças, jovens, adolescentes e pais sobre seus direitos e deveres, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que aproveita a oportunidade para se reunir com os beneficiários do programa Bolsa Família de cada bairro, e ainda identificar os problemas sociais existentes e dar os encaminhamentos necessários.

Todas as quartas-feiras, durante todo o dia, médicos, enfermeiros, odontologos, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e demais profissionais do setor se instalam em um determinado bairro da cidade, realizando medidas preventivas, trabalhando com verificação de pressão, teste de glicemia, índice de massa corporal (IMC), palestras e orientações sobre hanseníase, tuberculose, DST/AIDS e principalmente sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, justamente para evitar que haja uma alta infestação da doença, como a que ocorreu no inicio deste ano. Vários kit’s são distribuídos como de higiene bucal, por exemplo, contendo pasta, escova de dente e outros. Com estes e outros atendimentos a administração pretende otimizar os recursos públicos, atender melhor a população e evitar lotação nos postos de saúde.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152613/visualizar/