Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 19 de Outubro de 2009 às 11:28
Por: Luis Fernando Correia

    Imprimir


Uma pesquisa financiada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) do governo dos Estados Unidos fez uma revisão de dados estatísticos e confirmou que a proibição do fumo em locais públicos pode reduzir a ocorrência de doença cardíaca em até 47%. Uma comissão de especialistas foi montada pelo Institute of Medicine para avaliar os estudos científicos já realizados sobre o tema.

A missão era buscar a comprovação científica dos efeitos biológicos do tabagismo passivo, sua influência sobre o sistema cardiovascular e os efeitos do banimento do fumo em locais públicos.

As pesquisas celulares e animais comprovam que mesmo pouco tempo de exposição à fumaça de cigarros é capaz de produzir alterações no sistema cardiovascular. As artérias do corpo humano se contraem de forma inadequada, aumentando a pressão arterial e o risco de problemas coronarianos.

Os pesquisadores encontraram 11 estudos que avaliavam o impacto das mudanças de legislação do tabagismo sobre a saúde pública. Os trabalhos selecionados tinham boas bases estatísticas, permitindo a comparação dos resultados.

Atualmente, 17 estados norte-americanos, além de Porto Rico e da capital federal, têm leis que proíbem o fumo em locais públicos. A legislação não é igual em todos os estados, variando a extensão do banimento e de tipos de locais onde o fumo é proibido.

A redução da ocorrência de infartos do coração identificada nos estudos científicos variava de 6% a 47%. Os especialistas identificaram fatores que influenciam na redução dos eventos.

As campanhas educativas associadas à proibição são fundamentais para aumentar o efeito positivo da restrição do fumo. As pessoas que já têm doença coronariana conhecida são as que mais sofrem com a exposição à fumaça de cigarros, que pode levar a eventos cardíacos agudos.

Mesmo em cidades que já vêm desenvolvendo programas de prevenção de doenças cardiovasculares, a proibição tem efeito positivo, diminuindo os infartos e internações.

A conclusão é de que o tabagismo passivo altera o funcionamento das artérias do nosso corpo e que as leis que proíbem o fumo em locais públicos podem salvar vidas e evitar internações por problemas cardíacos.





Fonte: Especial para o G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152813/visualizar/