Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 07 de Outubro de 2009 às 11:21
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


Cerca de 10 educadores ambientais dos municípios que compõem a Bacia do Alto do Rio Paraguai - Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Nortelândia, Santo Afonso, Nova Olímpia, Porto Estrela e Tangará da Serra – serão capacitados a partir do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata.

A formação, trabalhada a partir do próximo ano, será coordenada pela educadora ambiental Iolanda Cristina do Nascimento Garcia que recentemente participou do Encontro de Formação de Comunidade de Aprendizagem Participativa III (CAP III) Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, em Campinas-SP.

A professora foi uma das quatro pessoas escolhidas do Estado de Mato Grosso para capacitação, que teve como objetivo formar cidadãos e cidadãs, no marco da Bacia do Prata, por meio de processos educativos que contemplem os princípios e valores dos documentos planetários para um futuro sustentável, tendo como marcos conceituais: a água como tema integrador; a Bacia do Prata como território operacional; o pensamento ambiental como orientador da ação; a educação ambiental como mobilizador social; e a construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.

Assim, após esta etapa da formação, a educadora trabalha agora na confecção de um plano de proposta de formação para 2010, com prováveis perfis dos educadores, onde o mesmo deve ser enviado até o final de novembro aos organizadores. “Será um ano de formação, sendo o primeiro semestre de estudo pessoal e pesquisa e o segundo com a formação dessas 10 pessoas da região”, adianta, ressaltando que as pessoas que posteriormente serão escolhidas para participar da capacitação serão educadores com envolvimento na causa ambiental. “Não vamos fazer um trabalho diferente, mas sim unir forças aos projetos já existentes”. A professora atua hoje como coordenadora de projeto das Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), professora de educação ambiental em nível superior, além de conduzir inúmeros trabalhos na área de educação ambiental na região.

SAIBA MAIS – A Bacia do Prata, a segunda maior do país, com 1.397.905,5 quilômetros quadrados, forma um ecossistema, que está localizado entre os países do Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina.

A Bacia é formada por três grandes rios – Paraná, Paraguai e Uruguai. Quando esses rios se juntam passa a se chamar rio da Prata, que compõe a Bacia do Prata.

O Rio Paraguai – onde estamos localizados – é um rio brasileiro que nasce na Chapada dos Parecis, no estado de Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul. Em seu percurso inicial (cerca de 50 quilômetros) tem o nome de rio Paraguaisinho, mas logo passa a ser conhecido como rio Paraguai, percorrendo um trajeto de cerca de 2.621 quilômetros até sua foz, no rio Paraná.

Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 Km desde as nascentes até a desembocadura do rio Apa. A navegabilidade do rio em terras do Brasil dá-se com satisfatoriedade a partir de Cáceres (passando por Corumbá) até a foz do rio Apa. Seu trajeto tem extensão total de cerca de 1.323 quilômetros.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/153553/visualizar/