Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Setembro de 2009 às 16:35

    Imprimir


A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou nesta sexta-feira para o risco do consumo do antiviral Tamiflu como uma medida preventiva contra a gripe suína --A H1N1.

De acordo com a organização, o risco de o antiviral não funcionar é maior quando as pessoas consumem o medicamento antes de desenvolver os sintomas da gripe.

A OMS afirma que 12 dos 28 casos de resistência viral ao remédio têm ligação com o uso preventivo de Tamiflu.

"O risco de resistência [ao medicamento] é considerado mais alto em pacientes com sistemas imunológicos gravemente comprometidos ou suprimidos, que tem uma doença prolongada, receberam o tratamento com oseltamivir [Tamiflu], mas ainda apresentam uma persistente replicação viral", informou a organização em seu site.

"O risco de resistência também é considerado mais alto em pessoas que receberam o oseltamivir para a chamada 'profilaxia depois da exposição', depois da exposição a outra pessoa com gripe, e que então desenvolvem a doença, apesar de tomar o oseltamivir."

A OMS recomenda que as pessoas com sistemas imunológicos frágeis sejam monitoradas para o caso de apresentarem os sintomas e recebam o tratamento com o antiviral logo no início, caso apresentem sintomas.

A organização acrescentou, no entanto, que os casos de vírus resistentes ao Tamiflu ainda são esporádicos e raros.

"Não há provas de que o vírus H1N1 resistente ao oseltamivir esteja circulando dentro das comunidades do mundo todo", informou a OMS em sua página na internet.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/154414/visualizar/