Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 17 de Agosto de 2009 às 10:58

    Imprimir


A Universidade Aberta do Brasil (UAB) inaugurou, na última sexta-feira, 14, um novo polo, desta vez no município de Barra do Bugres. O polo é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através da prefeitura municipal de Barra do Bugres. O Campus vai abrigar os cursos de bacharel em Química, Física e Administração Pública.

O evento contou com a presença do secretário de educação do município, Marcos Joel Mafei, dos deputados petistas, Carlos Abicalil e Alexandre Cesar, vice-prefeito do município Junior Chaveiro, presidente da Câmara de vereadores, Vanderson Vitor da Silva (DEM), vereadores, secretários municipais, assessores, coordenadores dos parceiros da UAB (UFMT, IFMT e Unemat), coordenadora do polo de Barra do Bugres, Vera Lúcia Oenning, prefeito Wilson Francelino de Oliveira e convidados.

Emocionado, o professor e secretário Municipal de Educação, Marcos Mafei, destacou o empenho dos vereadores, deputados, servidores da educação, assessoria pedagógica e principalmente, do prefeito Wilson para a realização do projeto. Para Mafei, o município não mediu esforços quando decidiram que o Campus da UAB seria no antigo Centro Comunitário. A prefeitura fez sua contrapartida nas reformas das salas de aula e adequação dos laboratórios.

O presidente da Câmara Municipal disse que todos os vereadores foram unânimes em aprovar mensagens as quais a UAB necessitou. Vandão parabenizou a atual administração pela coragem em transformar o centro da cidade na implantação dessa universidade. O vereador disse que a Câmara será parceira nas reivindicações para aumentar o número dos cursos. Até falou da possibilidade, já para o próximo ano, da criação de mais dois cursos, pedagogia e educação física. Segundo ele, é muito reivindicado pelos munícipes barrabugrenses.

O deputado federal, Carlos Abicalil, autor da indicação para a criação do polo, lembrou que há poucos anos era impossível pensar em dar oportunidade às cidades do interior para implantação de uma universidade pública e gratuita. “Essa possibilidade veio através de um governo que tem compromisso com o desenvolvimento da educação no país”, disse Abicalil se referindo ao presidente Lula, criador da universidade aberta.

O deputado frisou que a iniciativa nasceu da idéia dos maiores educadores do país. Sendo assim, garantiu que o projeto não abrirá mão da qualidade e que é inspirada em modelos de sucesso. A Universidade Aberta do Brasil pretende criar polos em cerca de 850 municípios em todo o Brasil, até 2010.

O ex-secretário de Educação do Município, João Bosco, um dos percussores na busca dessa universidade, considera que será uma avanço no desenvolvimento da cidade através da educação superior.

O deputado Alexandre Cesar, um dos incentivadores na implantação do polo, falou das inúmeras vezes, ainda na gestão passada, em que a coordenadora da UAB, Vera Lúcia, visitou o polo regional de Cuiabá na tentativa de receber a autorização para a implantação desse Campus.

O parlamentar lembrou que a UAB é mudança profunda de paradigmas na história deste país. “A educação superior do Brasil sofreu um duríssimo golpe, onde vivenciou uma história de desmanche e sucateamento do ensino superior público do país por falta de investimentos. Hoje a realidade é bem diferente, onde a oportunidade é dada à todos os brasileiros nos mais longínquos recantos deste país”, apontou o deputado. O prefeito Wilson acredita que a iniciativa é “verdadeira evolução da educação e parte importante no desenvolvimento do estado”. Ele ressaltou a força do projeto e a importância da aliança entre município, estado e governo federal em busca de melhorias para a população.

“A reinauguração do antigo ´Centro Comunitário´, palco de muitas alegrias, é na verdade, comemorar um novo ciclo de Barra do Bugres, a cidade voltou a crescer. E uma de nossas metas é transformar Barra do Bugres num polo regional de educação superior. Parabéns cidadãos barragugrenses, que essa tarde do dia 14 de agosto de 2009 se torne um marco na história da cidade”, observou.





Fonte: Diário da Serra/Assecom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155207/visualizar/