Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 08 de Agosto de 2009 às 08:31
Por: Francielle Mezadri

    Imprimir


O município de Sorriso confirmou um caso da gripe suína. A informação foi fornecida ontem pela Secretaria de Saúde local. De acordo com o secretário Ednilson de Oliveira, trata-se de um homem que se mudou de São Paulo para Sorriso e apresentou os sintomas. A cidade ainda investiga a possível primeira morte pela doença no Estado.

O paciente procurou um médico que diagnosticou a doença e solicitou o envio do medicamento Tamiflu, que chegou no dia seguinte à cidade. “Em todos os casos, os médicos prescrevem o medicamento e é feito o pedido para Cuiabá. Todos receberam o remédio e foram tratados”, informou o secretário.

Sobre o paciente que teve o diagnóstico de gripe A confirmado, Oliveira garantiu que foi isolado, assim como toda sua família, que ficou em observação na tentativa de bloquear a transmissão. Porém, uma pessoa que trabalhava como babá na casa de um paciente de Santa Carmem, que faleceu esta semana com suspeita de gripe suína, foi internada com febre. “Ela está sendo tratada e a evolução do quadro clínico é boa”, destacou o secretário, lembrando que mesmo sem ter o resultado do exame que pode confirmar se o paciente morreu em decorrência da Influenza A, a recomendação é que os casos suspeitos sejam trados como tal.

Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 18 famílias foram acompanhadas na cidade, sendo que 13 já foram liberadas, inclusive a do próprio paciente que apresentou resultado positivo para o vírus H1N1. Com relação ao paciente que morreu, a Secretaria informou que deve receber o resultado do exame na terça-feira.

PROCEDIMENTOS - A secretaria informou que está tomando todas as medidas necessárias a fim de evitar que a gripe A se alastre pelo município de Sorriso. Na tarde da última quinta-feira, todo o corpo clínico foi reunido para receber orientações de uma médica infectologista.

A recomendação aos médicos é que, ao receber, nos Postos de Saúde da Família (PSF), um paciente que apresente os sintomas da nova gripe, façam a notificação imediata à Secretaria de Saúde. Deste modo, a Vigilância Sanitária fará o pedido do medicamento Tamiflu.

Segundo o secretário, o município conta com uma equipe volante que está acompanhando todos os casos, inclusive aos sábados, domingos e feriados. “Esta equipe visita as famílias onde existem casos suspeitos, orienta a todos para que não saiam de casa e cumpram a quarentena”. Também está sendo recomendada a população o adiamento de viagens para locais onde há muitos casos da nova gripe.





Fonte: Diário de Cuiabá/Sorriso

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155737/visualizar/