Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 07 de Agosto de 2009 às 12:16
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Projeto idealizado por acadêmicos da UFMT busca conscientizar quanto à preservação ambiental

Uma parceria entre a prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Educação e os acadêmicos do quinto semestre do Curso de Química (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), viabilizou a apresentação do Projeto “Recicle Consciência” idealizado pelos estudantes da universidade, aos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino do município.

O objetivo é conscientizar as pessoas da importância de reciclar lixo em geral, demonstrando que muito do que se joga fora pode ser reaproveitado e se transformar em matéria prima para criação de novos produtos e principalmente de diminuir a agressão a natureza. A iniciativa surgiu após constatarem o enorme desperdício de papel utilizado pelos discentes, docentes e comunidade acadêmica. O trabalho é desenvolvido por meio de oficinas, repassando métodos de reciclagem, num tripé batizado de “educar, participar e transformar”, promovendo assim a educação ambiental, tornando os estudantes multiplicadores em potencial na busca por um mundo melhor.

Os acadêmicos desenvolvem o projeto com apoio do Projeto “Conexões de Saberes” junto com a “Escola Aberta”, aplicando as oficinas e atividades baseada nos produtos reciclados, utilizando técnicas que ensinam aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que foram originados. O resultado é uma série de atividades, pelas quais matérias que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria prima na manufatura de novos produtos.

De acordo com os acadêmicos da UFMT, levantamentos apontam que uma pessoa produz sozinha, diariamente, aproximadamente 5 kg de lixo, que se computada proporcionalmente a população mundial, se chegará a números assustadores. No Brasil são 240 mil toneladas de lixo despejadas diariamente na natureza, e o crescente aumento do poder aquisitivo da população, consequentemente aumenta a produção de lixo, diante do aumento de produtos industrializados, que consomem embalagens, garrafas, vidros e etc.

O coordenador de Ensino de Graduação em Química, Mestre Mário José Pereira, enfatizou a importância pedagógica do projeto, que mostra às pessoas as vantagens de se reeducar e transformar o ambiente em que vivemos, mantendo a natureza livre da agressão que sofre constantemente pela ação do homem. “Através do papel, nosso principal foco, mostramos o quanto é importante reciclar, diminuindo o impacto na natureza e evitando que no futuro bem próximo sejamos vitima de nossas próprias ações” disse Mário.

Elton Francisquini, acadêmico do 6º Semestre de Química, informou que esse trabalho tem despertado nas pessoas uma nova visão, provocando nelas o comprometimento pessoal para que tenham uma melhor qualidade de vida, usufruam dos benefícios da natureza e evitem agredi-la. Ainda segundo ele, se estuda desenvolver corantes e fixadores naturais, que não prejudiquem o meio ambiente.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, que participou de um dos encontros, realizado no período noturno na escola Idalina de Farias, frisou que a utilização dos métodos apresentados no dia-a-dia, chamando a atenção para a conscientização ambiental, garantirá a economia de recursos naturais como madeira, água e energia, por exemplo, reduzindo a poluição e ainda criando empregos. “A reciclagem do lixo é altamente importância para a sobrevivência da espécie humana, vegetal e animal, diminui o acúmulo de dejetos, poupando a natureza da retirada brusca e desordenada dos recursos naturais, enfatizando que é possível a realização com 100% de material renovado” concluiu.

Vantagens

Os acadêmicos fizeram questão de apontar as vantagens obtidas com a mudança de comportamento de cada um, como:

· A cada 50 kg de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma arvore seja cortada.

· A cada 50 kg de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5 mil kg de minério - a bauxita.

· Economia de energia e matérias-primas.

· Menos poluição do ar, da água e do solo.

· Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.

· Gera renda pela comercialização dos recicláveis, diminuindo o desperdício.

Programa

A secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Marlene Júlia Scarpat, informou que a administração já desenvolve nas escolas municipais, um programa de educação ambiental, com o objetivo de conscientizar os alunos, que acabam se transformando em multiplicadores, da necessidade de preservar a natureza e garantir uma melhor qualidade de vida. Os professores da rede municipal de ensino trabalham em sala de aula noções básicas de reciclagem, ensinando os alunos a separar alumínio, papel, plástico e lixo orgânico, realizando a coleta seletiva e evitando jogar lixo na natureza. “As crianças são nossos principais parceiros, hoje eles não deixam ninguém jogar papel, plástico no pátio das escolas e consequentemente esse capricho elas terão em casa e na rua” destacou.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155796/visualizar/