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Educação/Vestibular
Quinta - 06 de Agosto de 2009 às 17:30
Por: Sergio Luiz Fernandes

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A terceira edição do movimento “Todos por uma Educação Nota 10” será realizada no dia 11 de agosto (Dia do Estudante) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Todas as escolas da Rede Estadual são convidadas a debater propostas de melhoria da Educação Pública em Mato Grosso, por meio de reuniões com pais, alunos e profissionais da Educação.

A intenção é que o foco das discussões este ano passe também pelo debate da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Prova Brasil.

O Enem está previsto para ser realizado nos dias 3 e 4 de outubro. O exame integra agora o vestibular unificado de muitas das universidades públicas do país. No Estado a Universidade Federal de Mato Grosso adotou o Enem como fase única de ingresso. A Prova Brasil será realizada de 19 a 30 de outubro. É aplicada para as turmas de 4º a 8º séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental.

Conforme o secretário de Educação, Ságuas Moraes, a intenção é fazer “uma profunda reflexão acerca do significado da avaliação externa para a aprendizagem dos alunos, para a gestão da escola e da Seduc”. O secretário destaca ainda a importância da data para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, do trabalho das Assessorias Pedagógicas e dos Centros de Formação e Atualização do Professor (Cefapros), “bem como o acompanhamento dos pais em relação à vida escolar dos seus filhos e o estudo dos discentes”.

De acordo com o secretário, estas avaliações externas, feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep/MEC), têm um impacto muito positivo para a Educação pública no país. É a partir delas, por exemplo, que MEC e a Seduc definem “as ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação e a redução das desigualdades existentes”. As médias de desempenho também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), daí, para ele, a necessidade de que toda a comunidade escolar esteja bem ciente da importância destas avaliações.

Para que as discussões sejam produtivas, a direção da unidade escolar deve procurar a maior quantidade possível de subsídios, como, por exemplo, os dados específicos sobre a escola nas avaliações anteriores. Isso pode ser obtido no site do MEC e do Inep. No site da Seduc também existem links com textos de apoio às discussões.

No ano passado, algumas escolas usaram como estratégia firmar protocolos de intenções com metas a serem atingidas, especificando o compromisso de cada segmento envolvido. Conforme a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, foi justamente o engajamento nestas metas, principalmente por parte dos professores, uma das causas da melhoria dos índices educacionais no Estado.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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