Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Agosto de 2009 às 19:36

    Imprimir


Mulheres grávidas com problemas de hipertensão devem optar por partos já a partir na 37ª semana de gestação, de acordo com um estudo da Universidade Medical Centre, em Groningen (Holanda) divulgado nesta terça-feira.

As recomendações se aplicam principalmente a pacientes com pré-eclampsia leve, doença que causa hipertensão, inchaço e aumento de peso em mulheres grávidas. A única forma de aliviar os sintomas --que em casos extremos pode levar à morte-- é dar à luz.

Cerca de 7% de todas as gestações registram complicações causadas por doenças ligadas à hipertensão, incluindo a pré-eclampsia, que pode contribuir para o aparecimento de problemas de saúde durante a gravidez.

No entanto, ainda não se sabia se o melhor a fazer pela paciente era, em caso de hipertensão, realizar um parto induzido ou deixar que a gravidez seguisse seu curso natural.

Uma equipe de pesquisadores holandeses coordenada por Corine Koopmans submeteu 756 mulheres que já haviam passado da 36ª semana de gravidez a uma série de exames clínicos. Todas elas sofriam de hipertensão ou pré-eclampsia.

"O parto induzido a partir da 37ª semana de gestação parece melhorar os resultados obstétricos em pacientes com hipertensão e pré-eclampsia", afirmou Donna Johnson, pesquisadora da Universidade Médica da Carolina do Sul, que escreveu um comentário na "The Lancet", publicação em que o estudo foi divulgado. "Esta abordagem deve ser incorporada à prática médica", acrescentou.

Todas as mães acompanhadas sobreviveram aos partos, assim como os bebês que nasceram durante a pesquisa.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156038/visualizar/