Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 31 de Julho de 2009 às 20:12
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Aproximadamente 900 jovens de Rondonópolis têm a oportunidade de melhorar de vida por meio do programa ProJovem Urbano. O programa oferece elevação de escolaridade, capacitação profissional, informática e uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês para cada aluno participante. Na noite desta quinta-feira (30.07), os alunos das escolas Adolfo Augusto de Moraes, no bairro Vila Aurora, e Silvestre Gomes Jardim, da Vila Mariana, receberam a visita da secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, que destacou a importância do estudo e da formação profissional na vida dos estudantes.

A estudante da escola Adolfo Moraes, Chayeenne Feyze da Silva Menezes, de 22 anos, destacou o quanto o ProJovem mudou a vida dela. Mãe de dois filhos, um de 5 e outro de 1 ano e nove meses, Chayeenne teve que parar de estudar porque precisava cuidar dos filhos. “Hoje eu vejo o quanto o estudo é importante. Na hora de procurar emprego, as empresas perguntam se tem segundo grau completo e capacitação profissional. Quando soube do programa não perdi tempo e fui atrás de retomar meus estudos. Graças a bolsa eu consigo pagar uma babá para ficar com meus filhos”, contou.

Assim como Chayeenne, a maioria das demais participantes do ProJovem vivem essa realidade. É o caso de Eliandra Inocência da Silva, de 22 anos, também mãe de dois filhos, um de sete e outro de 5 anos. Ela trabalha o dia todo como auxiliar de serviços gerais e à noite vai à aula. “Não vou mais desistir de estudar. Agora que surgiu essa oportunidade não vou desperdiçar a chance de melhorar de vida. Depois que acabar o ProJovem quero concluir o ensino médio, fazer vestibular e entrar na faculdade. Sei que só por meio do estudo vou conseguir dar uma vida melhor aos meus filhos”, disse Eliandra, que também paga uma babá com a bolsa recebida no programa.

A secretária Terezinha Maggi considera o ProJovem Urbano a verdadeira inclusão social desse jovens carentes. Em todas as salas por onde passou, a secretária fez questão de deixar uma mensagem de estímulo aos estudantes. “Essa oportunidade é única na vida de vocês. É a chance de melhorar de vida, conseguir um emprego melhor. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, cobra estudo e capacitação. Estou muito feliz em ver que voltaram para a sala de aula. Não desistam, não desanimem, pois no futuro vocês verão o quanto o sacrifício de hoje foi compensatório”, ressaltou.

A professora Valquíria Francisco Franco, da Escola Silvestre Jardim, falou sobre como o projeto já mudou a vida dos estudantes. “Percebo o quanto eles melhoraram no convívio com a sociedade, no desenvolvimento intelectual. Temos trabalhado com afinco para que eles não desistam novamente e concluam o ensino fundamental, por isso procuramos deixar as aulas mais atrativas, com atividades que os estimulem”.

Foi o caso do concurso de redação organizado pela coordenação estadual do ProJovem Urbano em Mato Grosso entre todos os estudantes participantes do programa no Estado. O resultado foi além do esperado. “Tivemos uma participação excelente dos estudantes, o envolvimento dos professores e como recompensa premiamos o primeiro lugar de cada município com um aparelho de DVD”, disse Rafael Henrique Cruz, assessor especial da Juventude da Setecs.

A aluna Lucimar Ferreira da Silva, de 19 anos, foi a vencedora do concurso em Rondonópolis. Ela recebeu o prêmio da secretária Terezinha Maggi também nesta quinta-feira (30.07), na escola Silvestre Jardim, onde participa do ProJovem. “Quando soube que tinha tirado o primeiro lugar fiquei mais estimulada ainda a continuar meus estudos. Sempre falo pro meus colegas não desistirem, porque hoje vejo o quanto o estudo é importante”, contou Lucimar que parou de estudar porque foi mãe muito cedo, aos 14 anos. Ela ficou muito feliz com presente e disse que ainda não tinha DVD em casa.

Cerca de quatro mil jovens integrantes do ProJovem Urbano, em 11 municípios mato-grossenses, participaram do concurso de redação. O tema abordado era o significado do programa na vida dos participantes.

O PROGRAMA

Em Mato Grosso, o ProJovem Urbano atende a sete mil jovens, de 18 a 29 anos, em 11 municípios (Sinop, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Juara, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças). Eles têm aulas de Português, Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Informática. Além do ensino formal, os estudantes também têm a disciplina de Participação Cidadã e são capacitados para o mercado de trabalho. O programa tem duração de 18 meses e como estímulo eles recebem uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês. O dinheiro tem ajudado muitos jovens a permanecerem no programa.





Fonte: Assessoria Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156250/visualizar/