Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 31 de Julho de 2009 às 17:01
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade de Jaén (Espanha) reuniram-se nessa quinta-feira (30.07) para discutir a possibilidade das instituições firmarem acordo de cooperação científica e acadêmica. O professor Tomás Aranda, do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, foi recebido pelo reitor da Unemat, Taisir Karim, e equipe na sede da Unemat, em Cáceres.

O encontro acena o interesse das universidades em desenvolver ações conjuntas, inicialmente na área de Educação, que podem se concretizar em campos e disciplinas de interesse comum. “Este é um momento para estreitar relações, conhecer melhor os potenciais de estabelecermos parcerias duradouras. A Unemat está inserida em uma região muito rica para pesquisa, pela diversidade étnica, social, cultural e ambiental que caracteriza o Estado de Mato Grosso”, afirmou o Reitor Taisir Karim.

A Universidade de Jaén tem mais de 500 anos de tradição e é referência nas áreas de Ciências Humanas e da Comunicação, Ciências Sociais, Saúde e Engenharia. No campo específico da Educação, mantém grupos de pesquisa consolidados em interculturalidade, novas tecnologias, orientação e tutoria e educação especial.

O convênio interinstitucional poderá possibilitar intercâmbio de alunos de graduação, pós-graduação, fortalecimento de grupos de pesquisa e programas comuns, respeitando a vocação de Mato Grosso. O grupo de trabalho da Unemat, composto por professoras de Pedagogia e pró-reitoria de Gestão Financeira, está discutindo um termo de intenção que oficializa o início da discussão.

Além dos citados, participaram da reunião o pró-reitor Wilbum de Andrade Cardoso (PGF), a professora da Unemat Marfa Magali Roehrs, que faz curso de doutorado na Universidade de Jaén e aproximou as relações interinstitucionais, a chefe do departamento de Pedagogia em Cáceres, Rinalda Bezerra Carlos, a professora Rosalva Pereira de Alencar e o diretor de Instituto, Aristides Silva.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS - A Universidade do Estado de Mato Grosso mantém acordos internacionais de cooperação científica e acadêmica, com universidades na Holanda, Itália, Cuba, entre outras.

As parcerias possibilitam intercâmbio de professores, acadêmicos, desenvolvimento de pós-graduação, pesquisas em áreas de interesse comum, publicações científicas internacionais, uso recíproco dos instrumentos de pesquisa e acesso às estruturas das duas instituições.





Fonte: Assessoria Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156268/visualizar/