Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 27 de Julho de 2009 às 22:51

    Imprimir


Teve início nesta tarde de segunda-feira (27), em Sorriso (distante 393km ao norte de Cuiabá) e vai até sexta-feira, dia 31, o Quinto Encontro da Educação Inclusiva – Direito à Diversidade. O evento envolve o pólo regional de Educação Inclusiva para o Ministério da Educação.

Além de Sorriso, outros 21 municípios da região médio-norte fazer parte do pólo sediado no município. Durante toda esta semana, palestras, debates, grupos de trabalho e plenárias serão realizados com o objetivo de transmitir conhecimentos, práticas e experiências que estão dando certo no tocante à inclusão de alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino.

Hoje foram realizadas duas palestras. A primeira com o professor, Mestre Adair César Martini e a segunda com a professora e Mestra Janete Fonseca. Os dois palestrantes têm estudos, trabalhos, experiências e prática pedagógicas desenvolvidas com ênfase na Educação Inclusiva.

A secretária municipal, Avanice Zanatta, da Educação e Cultura, destacou a importância do encontro. “Nós acreditamos que encontros como este são importantíssimos, pois aproximam os educadores e socializam experiências que estão dando certo na área da Educação Inclusiva. Este é um trabalho iniciado há alguns anos pelo Governo Federal, mas todos nós temos que realizá-lo e vejo aqui muita gente com este objetivo”, enfatizou a secretária.

Lançado pelo Governo Federal há cerca de cinco anos, a Programa de Educação inclusiva quer desintegrar as barreiras entre os alunos ditos “normais” e os alunos com necessidades especiais. Um objetivo que só pode ser alcançado com a mudança do entendimento em Educação de que é possível garantir acesso ao conhecimento a todos, independentemente dos impedimentos físicos que às vezes se colocam como desafio.

Neste contexto, a maior barreira não é a necessidade especial, ou deficiência de um ou outro aluno, e sim o preconceito que ainda domina esta relação da comunidade escolar com estes alunos especiais.

O município de Sorriso fez a inclusão de aproximadamente 190 alunos portadores de deficiências integrados à rede municipal de ensino, dentro do conceito de Inclusão Sócio-educacional do Ministério da Educação, garantindo acesso a psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e tudo o que seja necessário para a efetiva integração destes alunos à comunidade escolar.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156569/visualizar/