Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 27 de Julho de 2009 às 21:16

    Imprimir


Embora o concurso público do Estado deste ano contemple os três níveis da Educação, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) não concorda com o número de vagas disponibilizadas. De acordo com o representante da entidade na Comissão de Concurso Público, Henrique Lopes, há uma demanda para aproximadamente 5.000 professores, 1.500 técnicos administrativos e 4.000 funcionários de apoio.

Mas o edital, publicado no Diário Oficial Eletrônico de hoje que circula amanhã (28), disponibiliza apenas 5.000 vagas no total, assim distribuídas: 3.000 para professor da educação básica, 500 para técnico administrativo e 2.000 para apoio. “Não podemos admitir que o governo permita que 50% dos professores sejam contratados temporários, como ocorre atualmente”, argumentou o sindicalista.

Segundo o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, as contratações temporárias precarizam o serviço público, porque tiram qualquer vínculo e motivação dos trabalhadores. “Essa situação é de uma perversidade tamanha, porque obriga o profissional a ganhar menos que um salário mínimo, recebendo inclusive complemento constitucional, o que é uma vergonha”, salientou.

O edital para realização do concurso foi autorizado pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, na última quinta-feira (23). O processo seletivo prevê o preenchimento de 10.022 vagas em 15 carreiras e 31 cargos, que vão atender 17 órgãos e 11 Núcleos Sistêmicos. O concurso terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, para fazer o chamamento. As inscrições serão abertas na semana seguinte à publicação do edital e a previsão de realização da prova é para o mês de setembro.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156575/visualizar/