Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 23 de Julho de 2009 às 13:14
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Projetos que beneficiam crianças e adolescentes incentivando ao estudo e formação profissional são desenvolvidos em Tangará da Serra. E entre eles está o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti). As atividades dos programas são desenvolvidas na maior parte dos bairros da cidade.

O ProJovem tem como finalidade investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro. O programa representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil.

O Programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado é dividido em eixos educacionais entre eles: Pro-Jovem Urbano, Adolescente, Trabalhador e Campo. Em Tangará da Serra funcionam atualmente o ProJovem Urbano, Adolescente e Campo ( na Fazenda Itamaraty). As aulas do ProJovem Urbano iniciaram no mês de abril deste ano, em três escolas entre elas, Bento Muniz, Emanuel Pinheiro e Pedro Alberto Tayano. Em cada escola estão matriculados cerca de 200 jovens.

O ProJovem Urbano busca trazer de volta à escola, jovens de 18 à 29 anos, que saibam ler e escrever e ainda não concluíram o ensino fundamental. Durante um ano e meio eles terão aulas de português, matemática, inglês, ciências sociais, ciências naturais e informática. Os alunos do ProJovem Urbano tem aulas ainda, em cursos de formação profissional e participação cidadã, além de receber uma bolsa auxílio de R$ 100 durante a permanência no programa. Os cursos foram divididos em arcos profissionais para uma qualificação abrangente e não restrita a uma única profissão.

O ProJovem Adolescente objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional atingindo jovens de 15 à 17 anos. O Pro-Jovem Campo amplia o acesso e a permanência de jovens agricultores familiares no sistema educacional. E o ProJovem Trabalhador unifica os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica, visando a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.

Em Mato Grosso, o ProJovem Urbano atende jovens de dez municípios: Sinop, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças .





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156757/visualizar/