Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 21 de Julho de 2009 às 09:11

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou o sétimo caso da nova gripe em Mato Grosso. Trata-se de uma jovem de 22 anos que viajou para o Maranhão e voltou para a capital do Estado apresentando sintomas da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher foi monitorada e já está em casa, pois não apresenta mais os sintomas da gripe.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, publicado na última semana, já foram notificados em Mato Grosso 40 casos da nova gripe, sendo que 07 deles foram confirmados e 18 casos foram descartados.

Monitoramento

São realizadas buscas ativas e monitoramento de todos os contatos próximos desses casos suspeitos. Os pacientes passam bem. Alguns deles permanecem em monitoramento domiciliar e receberam cuidados médicos e medicamentos. Um paciente permanece internado, em isolamento, recebendo cuidados hospitalares por apresentar um quadro de complicação do trato respiratório, além de outros agravantes de saúde.

Dos casos confirmados de Influenza A (H1N1), os locais prováveis de infecção foram os Estados Unidos, o Canadá e a Espanha. Os casos confirmados apresentaram quadro clinico de leve a moderado e todos evoluíram para cura. Todas as medidas e procedimentos definidos pelo Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e contatos de Influenza A (H1N1) e pelo Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde foram adotados pelo Estado e pelos municípios que notificaram casos.

O Ministério da Saúde reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) da necessidade de as autoridades de Saúde e de todo o corpo clínico e de apoio manterem o sigilo da identidade dos casos confirmados e suspeitos. Esta medida visa evitar estigma social aos pacientes e resguardar o direito da inviolabilidade de sua privacidade. O não cumprimento dessa medida sujeita o infrator a ações administrativas e penais.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156952/visualizar/