Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 02 de Julho de 2009 às 16:49
Por: Nélson Alves

    Imprimir


No ´Dia D´ de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) realizado no último dia 20 com em todas as Unidades de Saúde da Família (USF´s) de Denise, pelo menos 80% das crianças com idade entre menor de 01 ano a 04 anos foram vacinadas.

Como o primeiro dia da campanha aconteceu somente na zona urbana e no decorrer da semana seguindo a vacinação pela zona rural, a expectativa da Secretaria de Saúde, segundo informou Rosana do Carmo que é chefe do Setor de Saúde Coletiva, é atingir a cobertura total, com todas as crianças vacinadas. Segundo ela, na primeira semana, foram vacinadas 756 crianças, sendo 153 com idade menor de 01 ano e 603 entre 01 a 04 anos. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 912 crianças.

O ‘Dia D’ é uma mobilização nacional desencadeada pelo Ministério da Saúde, que realiza duas etapas da Campanha, sendo uma em junho (dia 20) e outra em agosto (dia 22).

Em Denise a primeira fase da Campanha segue até o dia 17 de julho.

O objetivo do Ministério da Saúde é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. E, a meta é vacinar, em cada etapa da campanha, no mínimo 95% dos menores de cinco anos (0 à 4 anos 11 meses e 29 dias).

Por sua vez, a secretária de Saúde Aparecida Clestiane destacou o compromisso da Secretaria de Saúde de Denise em alertar os munícipes sobre a Poliomielite que é uma infecção viral causada pelo poliovírus. Nos casos mais graves, pode levar à paralisia e morte, e por isso, a necessidade de se vacinar todas as crianças alvo da campanha.

SOBRE A DOENÇA

A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível durante todo o ano nos postos de saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico – as três doses de rotina – a criança de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha. Até porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus.

A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.

A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada. Uma pessoa que teve a poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento básico é desfavorável, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral.

NO MUNDO - Existe um movimento mundial de erradicação da pólio. Ela é endêmica (a transmissão da doença é constante) em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 15 países tem registro de casos importados: Sudão, Uganda, Quênia, Benim, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, República Central da África, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal e República Dominicana do Congo.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/157795/visualizar/