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Educação/Vestibular
Segunda - 29 de Junho de 2009 às 11:55

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As Escolas Estaduais Historiador Rubens de Mendonça, de Cuiabá, e Angelina Franciscon Mazutti, de Campos de Júlio, foram as duas primeiras escolas de Mato Grosso a concluírem o cadastro do Sistema Educacenso - Censo Escolar 2009. Mesmo com prazo, elas anteciparam a inclusão dos dados no site do MEC.

Segundo a coordenadora do Censo, na Seduc, Josinete Silva Ferraz, os dados identificam a eficiência e a abrangência da escola, do sistema e das redes de ensino em relação à oferta da matrícula, ao rendimento dos alunos, ao comportamento do fluxo dos alunos e o alcance das metas propostas em atendimento aos objetivos desejados.

“Antecipar a conclusão do Censo Escolar é adiantar os indicadores para o Mec”, destaca Josinete Ferraz. Com isso, se poderá iniciar o trabalho interno com os dados e informações, promovendo a construção fiel de um panorama da educação básica nas diversas esferas. Esse diagnóstico servirá de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área educacional (alimentação, transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, e (Fundeb) e manutenção das escolas)

Depois de quase perder o prazo em 2008, a escola estadual Historiador Rubens de Mendonça foi a primeira unidade a postar os dados no Sistema. A secretária Marlene Andrade Vick, acredita que o diferencial deste ano está no treinamento recebido e no susto que levou no ano anterior. “No ano passado, uma série de contratempos fez com que postássemos as informações duas horas antes do encerramento”, disse. Com a experiência de 2008 e a orientação recebida, a execução foi rápida. “Priorizei essa tarefa este ano”.

Na Escola Angelina Franciscon Mazutti, em Campos de Júlio, não foi diferente. Sabendo que era necessário executar o serviço, a técnica responsável se adiantou e elaborou os dados antes mesmo do sistema abrir. Na data liberada pelo MEC os dados foram postados sem problemas. “O treinamento do ano passado foi suficiente”, diz a técnica Eliza Isabel de Almeida Moura. Dominando a prática, ela se reuniu com outra técnica da escola municipal, levantaram as dúvidas, consultaram o manual 2009 e realizaram o trabalho. Houve dificuldades, mas tinham sido previstas no treinamento, “tiramos de letra”, conclui.




Fonte: Da Assessoria

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