Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 24 de Junho de 2009 às 00:53
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Quatro novos casos suspeitos de gripe suína são investigados em Cuiabá e as pessoas estão em isolamento domiciliar. Com esses registros, Mato Grosso passa a acompanhar 6 casos suspeitos de Influenza A (H1N1), sendo que os outros 2 pacientes são de Rondonópolis e Araputanga. Dos 18 casos já monitorados pelo Ministério da Saúde, até o momento foram confirmadas 3 pessoas infectadas pelo vírus no Estado.

Os novos casos suspeitos da Capital foram registrados entre os dias 20 e 23 de junho. A coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento do Influenza, Ivanete Fortunato, afirma que no sábado (20) uma criança chegou dos Estados Unidos (país endêmico) com os sintomas da doença. O outro paciente trata-se de um rapaz que esteve na Suíça e as outras 2 pacientes são mulheres. Uma delas manteve contato com uma pessoa que tinha confirmação da gripe suína durante um voo comercial de São Paulo para Maceió. Ao retornar a Cuiabá, ela apresentou-se sintomática. Uma outra pessoa que mora com a mulher e esteve em contato com ela também apresentou sintomas.

Ivanete explica que todos os pacientes foram medicados e orientados para o isolamento domiciliar. "Embora apresentem os sintomas, o estado de saúde deles é bom".

Dos 18 casos suspeitos da doença no Estado, 9 foram descartados, 3 confirmados e 6 continuam sob investigação. Os 3 casos confirmados da doença em Mato Grosso ocorreram este mês. Um homem e uma mulher, casados, que moram em Cuiabá, foram os primeiros pacientes a terem a doença confirmada por meio de exames feitos nos laboratórios de referência do país. A outra vítima da doença foi uma mulher de Sinop. Todos os pacientes foram tratados e não apresentaram novos sintomas.

OMS - Em todo o mundo são são mais de 52 mil casos registrados de influenza, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, 99 países foram atingidos pela doença, que já matou 231 pessoas. O maior número de pessoas infectadas foi registrado nos Estados Unidos (21.449), seguido pelo México (7.624), Canadá (5.710), Chile (4.315) e pela Austrália (2.436). No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 334 casos da doença. O estado mais afetado continua sendo São Paulo.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158288/visualizar/