Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Maio de 2009 às 11:02

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso informou que está acompanhando três pessoas em monitoramento como suspeitos de Influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Entre elas, uma jovem de 23 anos de idade que esteve na Espanha (país afetado), e após sua chegada em Mato Grosso apresentou os sintomas da Influenza A (H1N1). Ela encontra-se internada em isolamento no Hospital Universitário Julio Müller e seu quadro clínico é bom, já com ausência dos sintomas.

Também estão classificados como caso em monitoramento seus contatos domiciliares: o esposo, com 31 anos de idade, e o filho com 2 anos de idade, que encontram-se internados no Hospital Universitário Julio Müller, também com o quadro clínico bom. A amostra de exame para diagnóstico laboratorial dos três casos foi encaminhada para o Laboratório de referência nacional.

Em nota, a Secretaria informou quer todos os procedimentos em relação aos casos estão sendo realizados de acordo com o Protocolo de Procedimentos para o Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1) e o Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde. Está sendo realizada busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que com elas estabeleceram contato próximo.

A Secretaria Estadual de Saúde através do Grupo Técnico permanente para o enfrentamento da pandemia da Influenza elaborou um Plano de Contingência para o enfrentamento da Influenza A (H1N1) e instalou a Sala de Situação de Influenza no CIEVS- Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

Fazem parte do Grupo Técnico os seguintes órgãos: Superintendência de Vigilância em Saúde (Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, CIEVS), Superintendência de Atenção à Saúde (Coordenadoria de Organização de Rede, Regulação), MT Laboratório, Superintendência de Políticas de Saúde (Gerência de Educação e Saúde), Coordenadoria de Assistência Farmacêutica SAMU, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (Diretoria de Saúde e Ambiente, Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá), Anvisa, Indea, Sema, Hospital Universitário Julio Müller, Defesa Civil, Casa Civil, Exército, Bombeiros, Secretaria Estadual de Agricultura e Secretaria de Estado de Comunicação.

A Secretaria de Saúde orienta que todas as pessoas que vieram de país afetado ou tiveram contato próximo com uma pessoa com suspeita ou confirmação de Influenza A (H1N1) e apresentarem os sintomas da doença devem procurar uma Unidade de Saúde. Os sintomas são: febre alta repentina (maior que 38 graus) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. Esses sintomas surgem em até 10 dias após a pessoa sair de um país afetado ou após o contato com pessoa suspeita de estar infectada.

O Ministério da Saúde reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) da necessidade de as autoridades sanitárias manterem o sigilo da identidade dos casos confirmados, suspeitos e em monitoramento, evitando estigma social a essas pessoas.

Entre os cuidados essenciais estão: Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/159915/visualizar/